Censo Escolar 19 de Agosto de 2014

Técnicos passam por treinamento nacional

Começa nesta terça-feira, 19, e vai até sexta-feira, 22, o treinamento nacional dos convênios do Censo Escolar, em João Pessoa, Paraíba. O objetivo da oficina, sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é orientar e capacitar técnicos das secretarias estaduais de Educação quanto ao processo de formalização, execução e prestação de contas dos convênios do Censo.

O evento envolve seis representantes por unidade da Federação, divididos entre o pessoal das secretarias de Educação e os que atuam em setores envolvidos na execução de convênios. O treinamento contará com a participação da coordenadora-geral do Censo Escolar, Célia Gedeon, e de técnicos do Inep que trabalham na área de convênios. Eles atuarão como instrutores nas oficinas de capacitação.

Os representantes estaduais conhecerão o funcionamento do Sistema de Gestão de Convênios (Siconv) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog). Tomarão conhecimento, também, das alterações conceituais e operacionais inseridas no sistema.

Para o diretor de estatísticas educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, eventos como esse ressaltam a importância das atividades-meio para a efetividade das ações do instituto. "Atividades tidas como ‘meio', e aqui incluo os convênios do Censo Escolar, devem ser consideradas como ações pertencentes ao esforço do Estado brasileiro para garantir o direito fundamental da população à educação", afirmou.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais em âmbito nacional, realizado todos os anos, sob a coordenação do Inep. É executado com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e particulares do país.

Ruane Santos