Encceja 28 de Julho de 2014

Privados de liberdade fazem exame nesta terça-feira

Será aplicado nesta terça-feira, 29, o Exame Nacional para Certificação e Competências de Jovens e Adultos (Encceja) a 34.001 pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas. As provas serão realizadas nas unidades indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

Os participantes serão encaminhados aos locais das provas às 7h55 (horário de Brasília) para os testes do período da manhã (ciências naturais, história e geografia). Às 13h55, será a vez das provas da tarde (matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação). Ao todo, são quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

O Encceja é feito por pessoas que não tiveram oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade apropriada e pretendem obter a certificação de conclusão. Os candidatos ao certificado devem ter no mínimo 15 anos completos na data de aplicação do exame.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na internet até o segundo dia útil após a realização do exame. Os responsáveis pedagógicos terão acesso aos resultados individuais dos participantes das respectivas unidades prisionais ou socioeducativas pelos relatórios disponíveis no sistema de inscrição.

Ruane Santos