Encceja 22 de Maio de 2014

Documento orienta jovens e adultos privados de liberdade para o exame

Está disponível, no Portal do Inep, a cartilha com orientações sobre a inscrição e aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2014, para as Unidades Prisionais e Socioeducativas. A certificação é destinada a pessoas privadas de liberdade e jovens que cumprem medidas socioeducativas que não concluíram o ensino fundamental na idade apropriada.

A cartilha oferece informações como cronograma, regras de aplicação do exame, atribuições dos agentes envolvidos no processo, além do uso dos resultados em programas sociais.

Adesão - Os órgãos de administração prisional e socioeducativa dos estados e do Distrito Federal que desejarem indicar unidades para aplicação do Encceja, deverão firmar termo de adesão com o Inep, em sistema online, a partir das 10h do dia 26 de maio até às 23h59min do dia 20 de junho.

Inscrições - A inscrição dos participantes deverá ser realizada pelo responsável pedagógico da unidade prisional ou socioeducativa, exclusivamente na página do Inep na internet, entre os dias 2 e 23 de junho.

Os candidatos à certificação do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data de aplicação das provas, marcadas para 29 de julho. Eles podem optar pela avaliação de uma ou mais áreas do conhecimento: língua portuguesa, com redação; língua estrangeira moderna; educação física e educação artística; matemática; história e geografia, e ciências naturais.

Também poderão realizar a inscrição os participantes que fizeram o Encceja em anos anteriores e não obtiveram média para aprovação em uma ou mais áreas de conhecimento.

 Acesse o Edital do Encceja 2014

 Acesse a Cartilha

Ingrid Melo