Censo Escolar 14 de Dezembro de 2012

Encerramento de Encontro mostra importância da coleta de dados

"Todos os programas federais usam o Censo Escolar para o estabelecimento de políticas públicas em todos os Estados brasileiros", afirmou a coordenadora-geral do Censo Escolar, Célia Gedeon, no encerramento do Encontro Nacional do Censo da Educação Básica, em Belém. Com a universalização do acesso ao ensino fundamental, Célia frisou a importância dos instrumentos de coleta na composição de um quadro completo sobre alunos, docentes, turmas e escolas brasileiras, que vão subsidiar a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e dos programas do MEC.

"A qualidade deste trabalho, que se desenvolve há 15 anos em parceria com as secretarias estaduais de Educação, e o uso contínuo de novas tecnologias tornaram possível a simplificação de procedimentos, a integração de atividades e a agilidade na análise, dando mais transparência ao processo e aumentando a acuidade das informações", disse a coordenadora. Nesses encontros anuais, cerca de 400 reprresentantes do Censo Escolar de 27 Estados se reúnem para atualizar, dirimir dúvidas e trocar dados sobre a situação regional, contribuindo para a melhoria das ferramentas e para garantir a confiabilidade das informações produzidas.

A representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Rio Grande do Sul, Lúcia Polanczyk, reforçou o papel do Censo no direcionamento das ações em seu Estado. "É uma ferramenta de uso constante", declarou. Já a técnica da Secretaria de Educação do Pará, Dirce das Graças Ferreira, mostrou que desde 2007 – quando passou a integrar a equipe do Censo Escolar na região – começou a perceber como as escolas conseguem se beneficiar dos programas do Ministério da Educação, a partir da informação precisa de suas condições de ensino. "Hoje a informática é tudo", sintetizou, lembrando que ainda há muitas localidades no Pará que ainda sofrem com problemas de conexão com a internet e desejando que os programas rápido cheguem às escolas mais distantes.

Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encontro Nacional do Censo da Educação Básica ocorreu entre os dias 11 e 14/12 em Belém e terminou com a discussão de propostas para o Censo de 2013, o que incluiu o debate sobre conceitos e formas de preenchimento dos formulários de dados, com o objetivo de melhorar a informação que é depois processada no Inep.

Assessoria de Comunicação do Inep