Encceja 05 de Março de 2014

Inscrição para exame pode ser feita no período de 17 a 31

Jovens e adultos residentes no Brasil terão prazo do dia 17 até 31 próximos para fazer a inscrição no Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) de 2014. Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o exame é destinado a quem não teve a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada.

Os resultados garantem a certificação de conclusão do ensino fundamental para quem vive no Brasil e dos ensinos fundamental e médio para aqueles que moram no exterior.

No país, para a obtenção do certificado de conclusão do ensino fundamental, podem fazer o exame pessoas com no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas, que serão aplicadas em 1° de junho de 2014, em todas as unidades da Federação.

Na inscrição, os candidatos ao certificado podem optar por uma ou mais áreas do conhecimento que serão avaliadas:

  • Língua portuguesa, com redação.
  • Língua estrangeira moderna.
  • Educação física e educação artística.
  • Matemática.
  • História e geografia.
  • Ciências naturais.

Candidatos com deficiência terão assegurado atendimento especial.

A certificação é concedida pelas secretarias estaduais de educação. Portanto o candidato precisa indicar, no momento da inscrição, a secretaria na qual pleiteará o documento.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas on-line, na página do Encceja na internet, das 10 horas do dia 17 próximo até as 23h59 do dia 31.

Mais informações sobre o Encceja no Edital nº 4, de 28 de fevereiro último, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 5.

Assessoria de Comunicação Social do Inep