Censo Escolar 19 de Julho de 2012

Tutorial ensina a preencher dados. Prazo vai até 31 de julho

Já está no Portal do Inep o Tutorial Educacenso, que orienta o preenchimento das informações da maior pesquisa educacional do Brasil. Cerca de 50 milhões de alunos, 2 milhões de professores e 193 mil escolas participam deste retrato da educação básica, que visa espelhar a situação brasileira nesse setor e guiar a aplicação de recursos e políticas públicas nos Estados e municípios. As escolas têm até o dia 31 de julho para enviar as informações ao Inep.

O Educacenso é uma pesquisa on-line. Para preencher os dados, o responsável de cada escola – que deve possuir a senha de acesso ao sistema – precisa ter em mãos todos os documentos acadêmicos e administrativos. Ao acessar o endereço http://www.educacenso.inep.gov.br é possível ver o vídeo que funciona como um passo-a-passo para completar as informações.

Antes de responder, o responsável pelo preenchimento pode consultar a secretaria de Educação e o Inep para dúvidas específicas, mas dispõe também de um caderno de instruções no site do Inep. A navegação é autoexplicativa e as telas do Educacenso estão divididas em quatro cadastros: escola, turma, aluno e docente. A data de referência para os dados requeridos é a última quarta-feira de maio, este ano, dia 30/5. Iniciando o preenchimento das telas, o responsável pelos dados deve firmar um Termo de compromisso.

Assessoria de Comunicação do Inep