Saeb 04 de Novembro de 2011

SAEB/Prova Brasil: Começa a aplicação em todo o país

A aplicação das provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) ocorrerá entre os dias 07 e 18 de novembro, de acordo com a data agendada para a aplicação em cada escola.  Realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o SAEB é composto pela Anresc (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), nacionalmente conhecida como Prova Brasil, e pela Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica). O objetivo é mostrar a real situação do Sistema Educacional Brasileiro a partir da avaliação de desempenho dos estudantes e levantamento de informações sobre a escola, os professores e os diretores.

A Prova Brasil é aplicada nas escolas públicas urbanas e rurais que possuem pelo menos 20 ou mais estudantes matriculados no 5º ano (4ª série) e 9º ano (8ª série) do ensino fundamental. Já a Aneb avalia as redes pública e particular de ensino, abrangendo também o 3º ano do Ensino Médio. Nesta edição do SAEB cerca de 1.900 escolas particulares contribuirão para a avaliação da Educação Básica no Brasil.

Para atender à reivindicação de vários municípios, o Inep realizará a Edição Especial da Prova Brasil em 2011, direcionada àqueles municípios que reúnem pelo menos 10 matrículas no 5º ano (4ª série), mesmo que esses estudantes estejam distribuídos em várias escolas.

A solicitação foi apresentada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e analisada pelo Inep em articulação com o Ministério da Educação. A Edição Especial permitirá que mais municípios possam integrar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino.

Oportunidade

Em 2011 há 328 municípios no Brasil que possuem até 10 matrículas no 5º ano (4ª série) e que poderão aderir à Edição Especial da Prova Brasil. A iniciativa oportunizará que muitos desses municípios passem a ter calculado, pela primeira vez, o IDEB, índice utilizado em várias políticas públicas do MEC. A Edição Especial da Prova Brasil ocorre no mesmo período da aplicação da Prova Brasil, de 07 a 18 de novembro.

A adesão à Edição Especial da Prova Brasil é firmada por meio de assinatura de Termo de Compromisso, no qual o município se compromete a reunir todos os seus estudantes matriculados na 5º ano (4ª série) em um único local, dia e turno para a aplicação das provas. Após a assinatura, o Inep aciona o Consórcio, que entrará em contato com o município para agendar o dia, horário e local em que as provas serão aplicadas.

Com o apoio da Undime, mais de 250 municípios já aderiram à Edição Especial da Prova Brasil.

Aplicação das provas

Para participação não é necessário fazer nenhum tipo de inscrição. A partir dos dados coletados por meio do Censo Escolar, o Inep seleciona, automaticamente, as escolas públicas e privadas urbanas e rurais. No dia agendado para a aplicação da prova, serão aplicados também os questionários socioeconômicos aos estudantes, professores e gestores. Ao término das provas, o aplicador preenche o questionário da escola, com questões sobre infraestrutura, acessibilidade, recursos pedagógicos e recursos humanos.

Prova e resultados

Cada prova é constituída por quatro blocos, sendo dois de Língua Portuguesa e dois de Matemática. Os estudantes de 4ª série (5º ano) respondem a 22 questões de Língua Portuguesa e 22 de Matemática. Já os estudantes de 8ª série (9º ano) do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, respondem a 26 questões de cada disciplina.

A escola participante da Prova Brasil recebe um boletim de desempenho com os resultados das séries avaliadas. Além disso, os boletins com os resultados de cada unidade escolar são disponibilizados no site do Inep para consulta de toda a sociedade. Como o foco da avaliação é a unidade de ensino, não serão divulgados resultados ou emitidos certificados de desempenho individual dos estudantes.

As escolas que participam da Aneb não recebem resultados por escola, mas suas notas contribuem para gerar os resultados agregados por dependência,  município, estado e Brasil.

A data prevista para a divulgação dos resultados é a partir de julho de 2012.   Calcula-se que cerca de 6,2 milhões de alunos irão participar da avaliação em 5.538 municípios sendo 214 mil turmas/aplicação num total 71 mil escolas.

Abaixo, quantitativo por etapa.

 

ATENDIMENTOS POR ETAPA

ETAPA

ESCOLAS

TURMAS

ALUNOS

5º Ano        (4ª série)

48.884

114.517

3.092.502

9º Ano          (8ª série)

38.225

96.510

2.960.950

3ª série      Ensino Médio

2.141

3.062

123.403

TOTAL

70.140

214.090

6.176.855


Assessoria de Imprensa Inep/MEC