Saeb 05 de Agosto de 2011

Mais de 6 milhões farão a Prova Brasil e Saeb em 2011

Mais de 6,2 milhões de estudantes farão exames da Prova Brasil e Saeb em 2011, entre os dias 7 e 18 de novembro, nas 27 unidades da Federação. As provas serão aplicadas em mais de 70 mil escolas, localizadas em 5.538 municípios espalhados em todo o Brasil. Os dados foram apresentados em um evento voltado para representantes das secretarias estaduais de educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizado nos dias 4 e 5 de agosto em Brasília.

O número de alunos é uma previsão, tendo ainda como base o Censo Escolar da Educação Básica de 2010. O preenchimento dos dados deste ano será encerrado no dia 14 de agosto e o número mais consolidado de estudantes avaliados deverá ser conhecido após esse período.

Durante o evento, algumas novidades também foram apresentadas aos interlocutores, como a inclusão do Sesi – Serviço Social da Indústria – e de municípios que não possuem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) como participantes das avaliações. Para terem notas, é preciso que as escolas tenham pelo menos 20 alunos matriculados na 4ª série (5º ano) e na 8ª série (9º ano), no caso do Sesi, e o mínimo de 10 alunos na 4ª série (5º ano) do ensino fundamental no caso dos 230 pequenos municípios que não possuem Ideb.

Números – Em 2011, 570 toneladas de papel serão utilizadas para a aplicação da Prova Brasil e Saeb. Serão utilizados 1.300 malotes para guardar as provas. Para o transporte do material, mais de 214 mil carretas farão parte do processo e rodarão cerca de 26 mil rotas, desde a gráfica responsável pela elaboração das provas até o envio e recolhimento dos testes. Serão mais de 26 aplicadores e 2.800 pólos que possuem agências dos Correios, que armazenarão e farão a guarda das provas. Serão 21 modelos de provas, com pouco mais de 20 questões para cada nível de ensino.

A Prova Brasil e o Saeb são dois exames complementares, que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica.

Assessoria de comunicação do Inep/MEC