Saeb 21 de Julho de 2011

Técnicos do Inep ligam para escolas sorteadas para confirmar participação

Desde o dia 18 de julho – e até o dia 1º de agosto – os servidores do Inep estão telefonando para todas as escolas sorteadas para participar do Saeb 2011 para realizar a conferência de seus dados. São solicitadas as informações sobre quantidade de turmas nas séries avaliadas - 4ª série ou 5º ano e 8ª série ou 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio - e número de alunos nessas turmas. É também nesse contato telefônico que a escola deve confirmar sua participação no Saeb 2011.

Este ano, a aplicação do Saeb ocorrerá entre os dias 07 e 18 de novembro. A avaliação é feita a cada dois anos e seu objetivo é diagnosticar a real situação do sistema educacional brasileiro. São aplicadas provas de língua portuguesa, com foco em leitura, e de matemática, com foco em resolução de problemas.

As provas do Saeb são aplicadas de forma amostral, a estudantes de escolas públicas e particulares, rurais e urbanas, de 4ª série ou 5º ano e de 8ª série ou 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Todas as escolas públicas que possuem pelo menos 20 alunos matriculados nessas séries-alvo já participam da Prova Brasil – e a mesma prova é utilizada para as duas avaliações.

Mas a parte amostral do Saeb é composta por escolas que serão sorteadas pelo Inep. Participam desse sorteio as escolas públicas com número de alunos entre 10 e 19 matriculados nas séries-alvo; as escolas da rede privada com dez ou mais estudantes matriculados nessas séries, e as públicas ou privadas que tiverem dez ou mais estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio.

A amostra é montada a partir dos dados do Censo Escolar de 2010. Com essa base, o Inep, por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Básica, seleciona escolas que atendem aos critérios para representar o sistema educacional brasileiro. Essa seleção é feita por meio de metodologia de estatística amostral. Após o sorteio, o Inep precisa verificar se a escola atende de fato aos critérios e se aceita participar do Saeb e é por isso que está realizando as ligações.

Assessoria de Imprensa do Inep