Saeb 21 de Junho de 2011

Prova Brasil é tema de videoconferência

As secretarias estaduais e municipais de educação, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) participarão nessa terça-feira, 21, da 1ª Videoconferência da Coordenação Geral do Ensino Fundamental (Coef) para falar da Prova Brasil/ Saeb 2011. O objetivo é esclarecer dúvidas sobre o exame e discutir sobre a Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática, disciplinas avaliadas na prova. O evento será transmitido do Ministério da Educação, das 14h30 às 17h30, e nas demais salas em todos os estados do País pelo endereço http://portal.mec.gov.br/seb/transmissao.

A abertura da videoconferência será feita pela diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep/MEC, Maria Tereza Serrano Barbosa, e pela diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania/ MEC, Jaqueline Moll. Durante a conferência, diretores e pesquisadores do Inep e do MEC falarão com os secretários e representantes de escolas de todo o Brasil, esclarecendo as questões sobre a prova. No final, será aberto um período para perguntas.

Avaliação - A Prova Brasil e o Saeb são dois exames complementares, que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica. O Saeb abrange alunos das redes públicas e privadas de ensino, localizados em área urbana e rural, matriculados no 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries) do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio. A avaliação é feita por amostragem e os resultados são apresentados para cada unidade da Federação e para o Brasil como um todo.

A Prova Brasil avalia alunos de 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries) do ensino fundamental público, da rede urbana e rural, nas redes estaduais, municipais e federais. Essa avaliação compreende todos os estudantes desse estrato e oferece resultados por escola, município, UF e Brasil.

Assessoria de comunicação do Inep/MEC