Censo Escolar 10 de Março de 2011

Prorrogado prazo para coleta sobre situação do aluno

Foi prorrogado para o dia 18 de março o prazo para a coleta sobre a situação do aluno matriculado na Educação Básica. A escola terá até a próxima sexta-feira para informar o rendimento e movimento do aluno – se foi aprovado ou não em 2010, se foi transferido ou mesmo se abandonou os estudos.

Em alguns estados, a coleta já foi concluída. Mato Grosso do Sul teve os dados preenchidos em suas 1.615 escolas, assim como Roraima em seus 733 estabelecimentos de ensino. Em outras unidades da federação, o índice já passa os 90%, como em São Paulo, que teve, das cerca de 27 mil escolas, 25.270 com as informações coletadas. Em Tocantins, faltam menos de 50 escolas para que as 1.914 tenham os dados finalizados.

Desde o dia 1º de fevereiro, o sistema Educacenso está aberto para que as 194.939 escolas informem esses dados. Os gestores responsáveis pela coleta terão dos dias 23 de março a 6 de abril para conferirem os relatórios e fazerem possíveis correções, pelo módulo Situação do Aluno, na página http://www.educacenso.inep.gov.br. Após essa data, o sistema será fechado para serem gerados os dados finais, previstos para serem divulgados em 15 de abril na página do Inep.

As escolas que não preencherem a situação do aluno podem ficar de fora das estatísticas oficiais que servem de base para a consolidação de programas federais, como a distribuição de livros didáticos. A aquisição do material terá como base as informações relativas ao rendimento e movimento escolar do aluno em 2010.

O Censo Escolar da Educação Básica coleta dados tendo como referência a última quarta-feira do mês de maio.

* Atualizado em 11/03/2011

Assessoria de Imprensa Inep/MEC