Censo da educação superior 25 de Janeiro de 2011

Inep capacita 5.250 representantes de IES para coleta de dados do Censo

Um total de 5.250 pessoas, representando 2.625 instituições de educação superior (IES), serão convidadas pelo Inep para a apresentação do Censo da Educação Superior 2010, cujos dados serão coletados a partir do dia 15 de fevereiro. Serão qualificados os pesquisadores institucionais, que são os responsáveis pela prestação das informações dos questionários do Censo, e técnicos de informática das instituições.

A partir do dia 7 de fevereiro, ao longo de três semanas, o Inep receberá os representantes das instituições para as palestras de capacitação, que ocorrerão ao longo de um dia e serão comandadas pelos técnicos da autarquia. Os participantes serão divididos em 39 turmas.

A principal novidade a ser apresentada aos pesquisadores institucionais se refere à utilização do e-MEC, cadastro das IES para fins de regulação que passará a ser utilizado como base para coleta dos dados estatísticos a partir desta edição do Censo. O e-MEC traz os dados cadastrais e as instituições lançarão os dados censitários. Desde a edição de 2009, a coleta de dados do Censo da Educação Superior é feita tendo no indivíduo sua menor unidade. Ou seja: são coletados os dados individuais de cada estudante e de cada professor.

Além do Censo, o cadastro do e-MEC está sendo utilizado pelo Inep também para estruturação do Enade e para as avaliações de cursos e de instituições. Dessa forma, ao invés de diversos cadastros diferentes, há um único cadastro que concentra os dados das IES e que, fornece, para cada um dos programas desenvolvidos no âmbito do MEC, as informações necessárias àquele programa.

Assessoria de Imprensa do Inep