Saeb 24 de Outubro de 1999

Mais de 360 mil alunos de escolas públicas e privadas partic

 

Saeb avalia os sistemas de ensino, fornecendo um diagnóstico fiel da educação básica em todo o País.

O Ministério da Educação, em parceria com as secretarias estaduais e municipais, aplica, entre os dias 25 e 29 de outubro, o Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb.

Esta é a quinta edição do Saeb, aplicado de dois em dois anos para medir o desempenho dos sistemas de ensino. Trata-se de uma avaliação em larga escala, realizada com alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.

Participarão do Saeb/99, 360.451 alunos das escolas públicas e privadas, sendo 133.143 da 4ª série e 114.516 de 8ª série do ensino fundamental e 112.792 alunos da 3ª série do ensino médio. Estes alunos representam 7.011 escolas.

Além da avaliação, o Saeb coletará dados sobre o perfil dos alunos, de 44.251 professores e 6.800 diretores de escolas. A seleção das escolas e alunos participantes é por amostragem. O plano amostral é construído com base em critérios que garantem a participação representativa das 27 unidades da federação.

O Saeb/99 é maior que os anteriores. Este ano, o número de alunos será 115,6% superior ao Saeb/97, quando 167.196 participaram da avaliação. O Saeb/99 passa a avaliar também as disciplinas de geografia e história, não incluídas nas outras edições.

"O Saeb fornece um diagnóstico fiel da educação básica em todo o país, oferecendo informações técnicas e gerenciais que permitem monitorar a qualidade, a eqüidade e a efetividade dos sistemas de ensino. Seus resultados permitem, ainda, formular ações voltadas para a melhoria dos indicadores educacionais", explica Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação responsável pela avaliação.

As provas -

Os alunos da 4ª e da 8ª séries do ensino fundamental responderão provas de ciências, geografia, história, matemática e português. Os alunos da 3ª série do ensino médio farão provas de biologia, física, geografia, história, matemática, português e química.

Avaliação do desempenho -

A avaliação do desempenho dos alunos é medida em termos da aprendizagem de conteúdos e do desenvolvimento de competências e habilidades que demonstram possuir.

Este desempenho, em cada uma das disciplinas avaliadas, é apresentado em escalas de proficiência, que variam de 0 a 500 pontos. A média de proficiência obtida pelos alunos de cada uma das três séries avaliadas indica, portanto, o lugar que ocupam na escala.

"Os testes captam o que o aluno sabe e é capaz de fazer. O desempenho desejável é estabelecido nas diversas propostas curriculares existentes no País", observa Maria Helena.

"O Saeb, portanto, faz uma correspondência direta entre os níveis de proficiência e o desempenho desejável para alunos de uma determinada série ou ciclo de ensino", acrescenta.

Segundo a coordenadora do Saeb, Maria Inês Pestana, "a descrição dos níveis de proficiência nas escalas não é uma formulação teórica em termos do que os alunos devem saber, mas, sim, do que eles demonstram efetivamente saber e são capazes de fazer nos testes aplicados".

Resultados -

Os resultados do Saeb/99 deverão ficar prontos somente no ano que vem. Serão divulgadas as médias de proficiência para o Brasil, regiões e unidades federadas, segundo as redes de ensino avaliadas, características da escola e dos professores e, também, em associação ao perfil dos alunos, como sexo, idade, nível de renda e escolaridade dos pais.

Saeb identifica os fatores que influenciam o aprendizado dos alunos

Com base nas edições anteriores do Saeb, é possível identificar os fatores que influenciam o aprendizado dos alunos e os principais problemas do sistema educacional brasileiro.

"Este conhecimento pode facilitar a ação mais efetiva de todos aqueles que trabalham com educação no desenvolvimento de políticas de melhoria da qualidade do ensino", diz a presidente do Inep.

Os principais fatores, que de acordo com o Saeb, influenciam o desempenho escolar, são:

  • idade do aluno:

  • o desempenho dos alunos com idade acima da recomendada para a sua série tende a ser inferior ao daqueles que estão na idade correta. A partir dessa evidência, é possível constatar que a reprovação, ao invés de significar uma nova oportunidade de aprendizagem para o aluno acaba tornando-se um obstáculo ao seu desenvolvimento;
  • grau de escolarização

  • dos pais: nota-se uma tendência de crescimento das médias de proficiência dos alunos à medida que se eleva o grau de escolarização do pai e da mãe, o que mostra a influência de fatores sócioeconomicos na aprendizagem;
  • descompasso entre currículo proposto e o efetivamente ensinado:

  • os resultados obtidos indicam que poucos alunos apresentam um desempenho próximo do que seria o desejável em relação à proposta curricular;
  • formação dos professores:

  • os alunos de professores com nível superior completo obtêm desempenho superior àqueles cujos professores ainda não fizeram um curso de graduação;
  • características da escola:

  • as condições de funcionamento das escolas também repercutem diretamente na aprendizagem dos alunos. Ou seja, os alunos que estudam em escolas bem conservadas, equipadas com biblioteca, laboratórios de ciências, de informática e que possuem os melhores recursos didáticos alcançam maior rendimento.

O Saeb/99 em números

Período de realização

25 a 29 de outubro

Abrangência

  • 27 Unidades da Federação
  • 2.145 municípios
  • 360.451 alunos no total, sendo:
    133.143 de 4ª série do Ensino Fundamental
    114.516 de 8ª série do Ensino Fundamental
    112.792 de 3ª série do Ensino Médio
  • 11.636 turmas, sendo:
    5.046 de 4ª série do Ensino Fundamental
    3.493 de 8ª série do Ensino Fundamental
    3.097 de 3ª série do Ensino Médio

  • 44.251 professores
  • 6.800 diretores
  • 7.011 escolas

Disciplinas avaliadas

  • na 4a e na 8a série do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia
  • na 3a série do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia

Equipes

  • 6 técnicos do MEC e do INEP
  • 7 coordenadores e 27 Supervisores de Operação do consórcio Fundação Carlos Chagas e Fundação Cesgranrio, contratados para cuidar da elaboração e correção das provas e da operacionalização do Saeb
  • 27 coordenadores Estaduais das Secretarias Estaduais de Educação
  • 130 supervisores de Campo
  • 4.000 aplicadores

Médias de proficiência por disciplina e série, Brasil – Saeb 1997

Médias de proficiência por disciplina e série, Brasil – Saeb 1997

Médias de Proficiência

(Brasil)

Língua Portuguesa

Matemática

Ciências

Física

Química

Biologia

4ª série do Ensino Fundamental

165

187

181

-

-

-

8ª série do Ensino Fundamental

250

250

250

-

-

-

3ª série do Ensino Médio

293

307

-

290

297

298

Fonte: INEP/MEC

ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA - 1997

EXEMPLOS DE DESEMPENHO

NÍVEL

RESULTADOS DO SAEB/97

  • Os alunos localizam uma informação em um texto, recuperando-a, posteriormente, para continuar a leitura.
  • Identificam a pontuação expressiva e são capazes de analisar o efeito de sentido decorrente de seu uso.
  • São capazes de consultar um pequeno texto informativo para resolver um problema localizado de leitura.

100

Acima do nível 100, encontram-se:
  • 86% dos alunos brasileiros de 4ª série do Ensino Fundamental
  • 100% dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental
  • 100% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio.
     
  • Os alunos são capazes de fazer uma leitura mais elaborada do texto, interpretando-o.
  • Identificam informações e reconhecem o tema central em textos curtos e simples como bilhetes, receitas, instruções, poemas, historinhas.
  • Relacionam informações contidas em outros textos.
  • Percebem o sentido da pontuação e das palavras que expressam sentimentos, por exemplo.
  • Identificam personagens a partir de sua fala (gírias e expressões típicas).

175

 

Neste nível 175 ou acima dele, encontram-se:

  • 42% dos alunos brasileiros de 4ª série do Ensino Fundamental;
  • 92% dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental;
  • 99% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio.

 

     
  • Os alunos percebem a organização interna de diferentes tipos de textos.
  • Reconhecem que o autor usa a linguagem para expressar determinados sentidos.
  • Reconhecem o papel do contexto na identificação de sentidos explícitos ou implícitos presentes no texto.

250

Neste nível 250 ou acima dele, encontram-se:
  • 9% dos alunos brasileiros de 4ª série do Ensino Fundamental;
  • 52% dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental;
  • 80% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio.
     
  • Os alunos são capazes de, em textos curtos de certa complexidade, articular informações implícitas e pressupostas.
  • Percebem que a maneira como o texto está organizado supõe o seu leitor.
  • Identificam diferentes pontos de vista no tratamento do assunto, compreendendo os argumentos utilizados.

325

 

Neste nível 325 ou acima dele, encontram-se:

  • 6% dos alunos da 8ª série;
  • 26% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio.
  • Os alunos revelam um repertório significativo de leituras, uma vez que têm capacidade de compreender a paródia como uma referência a outros textos.
  • Reconhecem a estrutura do texto poético, bem como os recursos expressivos utilizados para criar efeitos de sentido nesse tipo de texto.
  • Reconhecem o papel das preposições, conjunções e advérbios na organização e desenvolvimento do texto.

400

Neste nível 400 ou acima dele, encontra-se:
  • 1% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio.

 

 

OBS: Os níveis 325 e 400 mostram o domínio de habilidades e conteúdos mais complexos e que não são próprios à 4ª série do Ensino Fundamental, por isso não são apresentados resultados para alunos desta série.

Fonte: INEP/MEC

ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA - 1997

EXEMPLOS DE DESEMPENHO

NÍVEL

RESULTADOS DO SAEB/97

  • Os alunos reconhecem o valor de cédulas e moedas.
  • Lêem horas em relógios digitais e analógicos e sabem que a hora tem 60 minutos.
  • Resolvem problemas simples de adição e subtração com números naturais.

175

Neste nível 175 ou acima dele, encontram-se:
  • 56% dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental;
  • 95% dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental;
  • 100% dos de 3ªsérie do Ensino Médio.
     
  • Os alunos reconhecem polígonos e quadriláteros.
  • Estabelecem relações entre os valores de cédulas e moedas e resolvem situações de pagamento e troco, embora ainda não saibam operar com decimais.
  • São capazes de multiplicar e dividir e de identificar unidades, dezenas, centenas.
  • Resolvem problemas envolvendo mais de uma operação.
  • Adicionam e subtraem frações de mesmo denominador e conhecem números naturais na forma fracionária.
  • Interpretam gráficos de barra e de setor e identificam o gráfico mais adequado para representar uma dada situação.

250

Neste nível 250 ou acima dele, encontram-se:
  • 11% dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental;
  • 48% dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental;
  • 87% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio.

 

 

 

     
  • Os alunos classificam sólidos geométricos em corpos redondos e poliedros.
  • Interpretam resultados de medidas de comprimento, massa, tempo e capacidade.
  • Identificam, comparam e ordenam números racionais (nas formas fracionária e decimal) e números inteiros.
  • Interpretam escritas algébricas e resolvem equações e sistemas de equações de 1º grau.

325

Neste nível 325 ou acima dele, encontram-se:
  • 8% dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental
  • 32% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio.
     
  • Os alunos resolvem problemas envolvendo ponto, reta, circunferência e suas relações.
  • Resolvem problemas simples em porcentagens, proporcionalidade direta e inversa e probabilidades.
  • Estabelecem relações e fazem conversões entre frações ordinárias e números decimais.
  • Resolvem problemas que envolvem equações e inequações simples de 1º e 2º graus e sistemas de 1º grau.
  • Conhecem os princípios básicos de polinômios e efetuam operações elementares entre eles.
  • Conhecem as propriedades básicas de exponenciais e logaritmos.

400

Neste nível 400 ou acima dele, encontram-se:
  • 5% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio.

 

 

 

 

 

 

OBS: Os níveis 325 e 400 mostram o domínio de habilidades e conteúdos mais complexos e que não são próprios à 4ª série do Ensino Fundamental, por isso não são apresentados resultados para alunos desta série.

Fonte: INEP/MEC

 ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM CIÊNCIAS – 1997

EXEMPLOS DE DESEMPENHO

NÍVEL

RESULTADOS DO SAEB/ 97

  • Os alunos interpretam pequenos textos e observam figuras para identificar elementos do cotidiano relacionados ao ambiente ou à vida humana.
  • Identificam, por exemplo, árvores entre outras representações de plantas.
  • Reconhecem quais veículos utilizam derivados de petróleo como combustível.

100

Neste nível 100 ou acima dele, encontram-se:

  • 96% dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental;
  • 100% dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental;
  • 100% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio.
     
  • Os alunos identificam, nomeiam, classificam, comparam e seqüenciam eventos a partir de textos ou representações figurativas.
  • Demonstram conhecimentos elementares de Astronomia, Meio Ambiente e Saúde. Por exemplo, definem planeta e estrela, comparam condições para a sobrevivência de seres vivos, reconhecem procedimentos de higiene pessoal e a utilidade da camisinha utilizando, para tanto, a linguagem cotidiana e o senso comum.

175

Neste nível 175 ou acima dele, encontram-se:
  • 52%) dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental;
  • 94% dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental;
  • 100% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio.
     
  • Os alunos conhecem conceitos básicos das diferentes Ciências Naturais. Por exemplo: formação da imagem na retina; transporte de oxigênio pelo sangue; ação da gravidade; derivados do petróleo; propriedades de alguns materiais; transformação de energia em alguns equipamentos domésticos.
  • Compreendem os fenômenos mas raramente operam com as grandezas físicas envolvidas.
  • Utilizam basicamente, ainda, a linguagem do cotidiano e do senso comum pois têm pouca familiaridade com a nomenclatura científica.

250

Neste nível 250 ou acima dele, encontram-se:
  • 9% dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental;
  • 48% dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental;
  • 72% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio.
     
  • Os alunos estabelecem relações causais envolvendo fatores não diretamente observáveis, como a orientação da agulha imantada pelo campo magnético da terra ou o aumento do dióxido de carbono atmosférico devido à combustão.
  • Dominam conceitos científicos de temas vivenciais como temperatura, poluição, cadeia alimentar.

325

Neste nível 325 ou acima dele, encontram-se:
  • 7% dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental;
  • 27% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio.
     
  • Em Biologia, os alunos solucionam problemas relativos ao corpo humano, à evolução dos seres vivos e à hereditariedade, mesmo quando apresentados em diferentes linguagens (textos, tabelas e gráficos)
  • Compreendem e utilizam princípios gerais da Física em situações simples, tais como uso e conservação de energia em queda livre ou percepção das perdas térmicas em motores.
  • Em Química, os alunos analisam uma transformação química em solução aquosa e no estado gasoso estabelecendo relações entre reagentes e produtos por meio de cálculo simples envolvendo massa, energia e tempo, em diferentes unidades.

400

Neste nível 400 ou acima dele, encontram-se:
  • 4% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio.

 

 

 

 

 

 

OBS: Os níveis 325 e 400 mostram o domínio de habilidades e conteúdos mais complexos e que não são próprios à 4ª série do Ensino Fundamental, por isso não são apresentados resultados para alunos desta série.

Fonte: INEP/MEC