Saeb 15 de Outubro de 2003

Coordenadores estaduais do Saeb participam de treinamento

 

Evento começa amanhã no Rio de Janeiro. Avaliação acontece de 3 a 7 de novembro com a participação de 300 mil estudantes de mais de seis mil escolas

Com a participação de técnicos do Inep/MEC e coordenadores de avaliação das 27 secretarias estaduais de Educação, será realizado a partir de amanhã,16, no Rio de Janeiro, o programa de capacitação para a aplicação do teste e questionário do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2003. "O objetivo é padronizar os procedimentos de trabalho e garantir o  controle de qualidade para que a avaliação ocorra com sucesso em todas as unidades da Federação", afirma o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Carlos Henrique Araújo.

O Saeb, que é realizado a cada dois anos desde 1990,  terá prova e questionário aplicados do dia 3 a 7 de novembro. Participarão da avaliação cerca de 300 mil alunos, 17 mil professores e 6 mil diretores de 6.270 escolas públicas e privadas.  Estudantes da 4ª e da 8ª séries do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio fazem provas de Língua Portuguesa e de Matemática, e respondem a um questionário sobre seus hábitos de estudo e sobre suas características socioculturais. Professores e diretores também responderão a questionários que informam sobre seu perfil e sua prática docente, os mecanismos de gestão e a infra-estrutura da escola.

De acordo com o diretor do Inep, o treinamento para aplicação da prova será muito importante este ano, pois haverá um trabalho específico junto aos estudantes do ensino fundamental em relação ao questionário socioeconômico. "Queremos facilitar o entendimento do questionário e melhorar a qualidade das informações levantadas", explica.  O programa de capacitação ocorre no Hotel Mirador, em Copacabana, nos dias 16, 17 e 18 de novembro.

 

 

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 410-8023 / 8037 / 9563