Saeb 19 de Agosto de 2004

Inep define projeto para Escola de Gestores

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) concluiu o projeto que prevê a implantação do Programa Escola de Gestores. O projeto, que surgiu da necessidade de reverter o quadro de baixo desempenho dos alunos da educação básica, constatado pelas avaliações e análises sobre os indicadores educacionais, como o Censo Escolar e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), está disponível na Internet, no endereço www.inep.gov.br.

O Programa vai oferecer formação continuada a diretores da educação básica priorizando a melhoria da qualidade de ensino e enfocando o desempenho da gestão escolar – do diretor de escola. Sua implantação se dará por meio de uma ação integrada do Inep, com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e as secretarias de Educação Básica (SEB) e de Educação a Distância (Seed) do MEC e, também, com a participação de universidades e secretarias estaduais e municipais de educação.

A Escola de Gestores será desenvolvida em quatro etapas. A primeira, fase piloto, objetiva formar 160 diretores em exercício nos Estados de São Paulo, Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul (40 por Estado), no primeiro semestre de 2005. No segundo semestre, outros 4.320 gestores de todas as unidades da Federação participarão do programa. A terceira etapa prevê a formação de mais 43.200 gestores de escolas básicas, a partir do primeiro semestre de 2006. Na última etapa pretende formar mais 104.440 gestores de microescolas urbanas e rurais, a partir do segundo semestre de 2006.

O curso utilizará recursos tecnológicos que viabilizem a integração e a aprendizagem. Da carga horária do curso, 20% são presenciais e 80% serão por meio de ensino a distância. Inicialmente, terá a duração de 120 horas, sendo aberta a possibilidade de continuação, completando até um total de 360 horas. O participante terá direito a uma certificação de curso de extensão e/ou especialização que será fornecida conforme a carga horária.

O monitoramento e a avaliação do desempenho serão feitos por meio de elaboração de projetos a serem aplicados ao longo do curso, articulando conteúdos teóricos com ações práticas nas unidades escolares em que os diretores atuam. O diretor formado no programa apresentará um projeto de gestão para a sua unidade escolar e, posteriormente, relatórios dos resultados alcançados.

Para implementação do programa na modalidade a distância, será utilizado o suporte tecnológico do "e.proinfo" (um ambiente desenvolvido pela Seed/MEC para educação a distância via Internet) e a estrutura das universidades que possuem atuação expressiva na área de gestão educacional.

No mês de outubro, entre os dias 26 e 28, o Inep vai reunir, em Brasília, 54 diretores da rede estadual e municipal (dois de cada unidade da Federação), que, em conjunto com especialistas em gestão escolar, vão construir o programa do curso Escola de Gestores, que terá início em janeiro de 2005.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023/9563/8037