Saeb 28 de Setembro de 2004

Desempenho de estudantes da área rural no Saeb é 29 pontos inferior aos de área

 

Na área rural brasileira, o desempenho dos estudantes da 4ª série do ensino fundamental em Leitura, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2003, é 29,2 pontos a menos que o das crianças que estudam em área urbanas. Em todas as regiões, o desempenho na área rural é inferior, mas a diferença é maior na Região Nordeste, de 23,2. A menor diferença de desempenho acontece na Região Sudeste: 15,7 pontos.

A comparação entre as regiões mostra, ainda, que os estudantes da área urbana com desempenho melhor estão na Região Sudeste (182,5) e os com menor aproveitamento na avaliação concentram-se na Região Nordeste (158). De acordo com o Saeb, na 4ª série do ensino fundamental é esperado que o estudante alcance 200 pontos em Leitura, patamar considerado minimamente satisfatório.

Segundo o diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto NacionaI de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Carlos Henrique Araújo, esse resultado é mais um indicador das desigualdades no sistema educacional brasileiro e reflete a inversão, a partir da segunda metade do século XX, do eixo econômico do meio rural para as cidades. "Para elevar a qualidade da educação no meio rural, será necessário levar em contas as especificidades do campo", diz.

O Ministério da Educação vem discutindo políticas específicas para a educação do campo, com o objetivo de viabilizar o desenvolvimento das comunidades rurais. Para isso, foi criado um grupo permanente de trabalho de educação do campo, que tem como objetivo proporcionar subsídios para a elaboração de políticas públicas. As metas são: garantir a universalização com qualidade do atendimento na educação básica, promover a formação; e fomentar a remuneração ou a adoção de incentivos diferenciados às educadoras e educadores da área rural.

O Saeb foi aplicado pelo Inep a uma amostra de estudantes das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, de todas as unidades da Federação. No caso da educação rural, a amostra do Saeb é construída para apresentar resultados para a 4ª série e por região geográfica.

Em Matemática, diferença de desempenho é menor na região Norte

A diferença de desempenho no Saeb entre estudantes das áreas urbana e rural da 4ª série do ensino fundamental, em Matemática, é menor na Região Norte, de 12,3 pontos. No Brasil, a diferença de pontuação chega a 27,8 pontos. Na Região Nordeste, os alunos da área rural têm o desempenho mais baixo no País, e esta é também a região em que a distância de desempenho para as crianças que moram nas cidades é maior: 21,3 pontos. Em Matemática, o esperado é que o estudante da 4ª série atinja, no Saeb, 200 pontos.

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