Saeb 07 de Dezembro de 2004

Seminário discute desempenho escolar de estudantes

 

Encontro será o primeiro de uma série de cinco que vão reunir representantes das 27 unidades da Federação para discutir resultados do Saeb 2003

Os estudantes brasileiros prestes a concluir a educação básica apresentam desempenho escolar bem abaixo dos patamares adequados. Cerca de 38,2% dos alunos da 3ª série do ensino médio não desenvolveram habilidades de leitura compatíveis com esse nível de escolarização e estão classificados nos estágios de rendimento considerados "crítico" ou "muito crítico".

Os resultados estão no relatório do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - Saeb/2003 (Clique aqui para ver o relatório) e serão debatidos em um ciclo de seminários regionais, que vão reunir a equipe do Inep com educadores e técnicos em avaliação e planejamento das secretarias de educação dos Estados e do Distrito Federal. O Objetivo é detalhar e aprofundar a análise dos dados da avaliação e discutir formas de melhorar a divulgação das informações.

O primeiro acontece quinta e sexta-feira, 09 e 10 de dezembro, no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), no campus da Universidade de Brasília (UnB) e vai reunir representantes do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul.

No Centro-Oeste, 33,2% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio estão no nível "crítico" e "muito crítico" nos estágios de construção de competências Língua Portuguesa. Resultados um pouco melhor que a média nacional, de 38,2%.

Para Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep/MEC, o encontro é uma oportunidade para ampliar as discussões que levem ao melhor aproveitamento dos resultados do Saeb por parte das secretarias de educação, escolas e professores. De acordo com Araújo "o Saeb é fundamental para as tomadas de decisões que elevem a qualidade da Educação Básica". Nos seminários, também serão apresentados os resultados para 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática.

Depois do encontro de Brasília, os eventos continuam em janeiro. Dias 20 e 21, será a vez dos estados da Região Sul discutirem, em Curitiba (PR), os resultados da avaliação de sua rede. O terceiro encontro, para a Região Sudeste, será em fevereiro, nos dias 03 e 04, em São Paulo (SP).

No mesmo mês, os estados do Nordeste reúnem-se em Teresina, dias 17 e 18. E finalizando, nos 03 e 04 de março, em Boa Vista, para a Região Norte. Além destes fóruns de discussão, a equipe do Saeb tem se reunido com pesquisadores para elaborar propostas de aperfeiçoamento da avaliação. Outras informações sobre o seminário (61) 2104-9563.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023/9563/8037