Censo Escolar 20 de Fevereiro de 2005

Censo Escolar faz encontro preparatório nesta terça-feira

Terá início nesta terça-feira (22/2) o Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica 2005/2006, uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), a ser realizado em Natal/RN durante quatro dias. Além do presidente do Inep, Eliezer Pacheco, dele participarão os coordenadores estaduais do Censo 2005, e os representantes do Censo Escolar nas capitais.

O objetivo é treinar a equipe que vai trabalhar na coleta dos dados deste ano, que tem como principal mudança o acréscimo da informação sobre cor/raça do estudante brasileiro. Além disso, nos dois últimos dias do encontro, será apresentado para discussão o projeto-piloto do Censo Escolar 2006. Para o próximo ano, pretende-se ampliar ainda mais o foco da pesquisa, contemplando, além das informações sobre a instituição, mais dados sobre o aluno e o corpo docente. Segundo Eliezer Pacheco, são inovações importantes que começam já na próxima edição da pesquisa: "Essas mudanças representam um salto qualitativo rumo à inclusão social, especialmente junto aos sistemas educacionais. No próximo ano, a pesquisa declaratória do Censo, além de agregar novos valores e concepções, irá agregar novas tecnologias", declarou.

Sobre o Censo Escolar 2005 - O Censo Escolar é um levantamento de informações estatístico-educacionais de âmbito nacional, realizado anualmente. Ele abrange toda a Educação Básica, em seus diferentes níveis (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e modalidades (Ensino Regular, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos). Este ano, a pesquisa será realizada, em todo o território nacional, no dia 30/3/2005.

Os dados coletados no Censo são utilizados para a efetivação de programas como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), o Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola), o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Formação Inicial de Professores em Exercício no Ensino Fundamental (Profundamental), e o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), todos do Ministério da Educação (MEC); o Programa Nacional de Saúde do Escolar (PNSE), do Ministério da Saúde; o Programa Segundo Tempo Escolar (PSTE), do Ministério dos Esportes; e o Programa Bolsa-Família (o PBF), do Ministério do Desenvolvimento Social. Após a coleta dos dados, as instituições deverão entregar os questionários às Secretarias Estaduais de Educação até o dia 29/4/2005, para que estas, através das Coordenações Estaduais do Censo 2005 encaminhem para o Inep no prazo de 27/06 a 8/7/2005. O resultado final do Censo Escolar 2005 será divulgado até 28/11/2005.

Assessoria de Imprensa do Inep