Saeb 02 de Março de 2005

Inep promove evento para disseminar cultura da avaliação

 

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) está promovendo, em Brasília, um curso na área de avaliação educacional para técnicos das 26 secretarias de educação dos Estados e do Distrito Federal, além de representantes de alguns municípios. A Escola de Avaliação é uma parceria com a Unesco e tem o objetivo de capacitar técnicos das secretarias estaduais nas metodologias de avaliação educacional, com a finalidade de criar sistemas próprios dentro dos estados e municípios.

O evento vai até sexta-feira, dia 4, e está sendo dirigido por Claúdia Tamassia, doutora na área de avaliação, e consultora da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No encontro, ela abordará conceitos básicos de avaliação, metodologias e conteúdos, desenvolvimento de provas e tipos de avaliação, interpretação de resultados e modelos alternativos.

É a segunda vez que o Inep promove esse evento. A primeira, em dezembro, contou com a colaboração do professor Carlos Pardo, especialista em avaliação educacional do Instituto Colombiano para o Fomento da Educação Superior (ICFES). Além do fortalecimento dos sistemas estaduais, a Escola de Avaliação possibilita o alinhamento de concepções e metodologias entre os estados, possibilitando a criação de uma rede nacional de avaliação.

Um dos participantes do encontro, Aléssio Costa Lima, orientador da Célula de Pesquisa e Avaliação da Secretaria de Educação do Ceará, considera a iniciativa um ferramenta importante para os Estados poderem avançar nas discussões internas para melhorar seus sistemas, sobretudo na divulgação e utilização dos resultados do Saeb. O diretor de Avaliação de Educação Básica do Inep, Carlos Henrique Araujo, acredita que par que haja mudanças qualitativas no aprendizado é preciso levar em consideração os resultados das avaliações. “Por isso fazemos um esforço constante para aumentar a cultura da avaliação no Brasil”, explica.

Especialistas nas áreas de avaliações também acompanham o evento. É o caso do professor Cláudio de Albuquerque Marques, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Segundo ele, as discussões realizadas nos encontros são levadas ao Núcleo de Avaliação Educacional da UFC, onde geram estudos e pesquisas que visam à melhoria do ensino no cearense. Outros seis encontros da Escola de Avaliação serão realizados em 2005.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563