Avaliação Institucional 23 de Novembro de 2005

Ministro da Educação lança Diretrizes e Instrumento de Avaliação Externa das IES brasileiras

O Ministério da Educação, juntamente a Comissão Nacional de Educação (Conaes) e o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresentaram nessa terça feira, 22, as Diretrizes e o Instrumento de Avaliação Externa das Instituições de Educação Superior. Com este lançamento, inaugura-se mais uma importante etapa do processo de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Desde setembro de 2004, está em desenvolvimento a Auto-avaliação das IES e agora, com o novo Instrumento de Avaliação Externa das Instituições de Educação Superior, completa-se o ciclo da Avaliação Institucional do Sinaes, cuja dinâmica envolve mais de 2.000 instituições pertencentes ao Sistema Federal de Educação Superior num processo sem paralelo em termos internacionais pela sua abrangência, complexidade e, principalmente, por seu prazo de aplicação.

Estiveram presentes na solenidade de lançamento o Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, o presidente da Conaes, Helgio Trindade, o Secretário de Educação Superior, Nelson Maculan, bem como outros membros de Secretarias do Mec, da Conaes, da Comissão Técnica do Inep, e representantes de diversas instituições e associações relacionadas ao ensino superior no Brasil. O Ministro Haddad destacou o fato da elaboração do Instrumento de Avaliação Externa ter contado com a participação de praticamente todos os dirigentes do Mec e suas autarquias e felicitou a todos pelo acolhimento deste documento por unanimidade na Conaes.

O Presidente da Conaes, Helgio Trindade, falou também da cooperação, entre MEC, Inep e Conaes, no trabalho da elaboração das Diretrizes e do Instrumento e enfatizou que a avaliação externa é um momento crucial porque complementa o esforço da auto-avaliação nas IES. Já o Presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, afirmou que este lançamento é um marco importante na avaliação das IES.

Segundo Dilvo Ristof, Diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Inep, "a avaliação institucional é o eixo principal do Sinaes porque integra todas as outras avaliações ao utilizá-las como base". Portanto, como diz o Ministro Fernando Haddad na apresentação da publicação distribuída na solenidade, com o avanço desta nova etapa decisiva do processo avaliativo, contribui-se para cumprir a exigência crucial, que hoje se coloca diante da sociedade brasileira: assegurar a qualidade acadêmica e social da educação superior nacional.

Assessoria de Imprensa do Inep