Laboratório 03 de Dezembro de 2006

MEC e Inep premiam experiências educacionais de sucesso

Será realizada no dia 13 de dezembro a solenidade que premiará 10 experiências inovadoras que se destacaram entre 260 inscritas para o Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2006. Os projetos premiados são de responsabilidade das administrações municipais. O prêmio para cada experiência será um financiamento concedido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação (FNDE) no valor de R$ 50 mil. Além disso, os secretários municipais premiados participarão de um programa de capacitação, que está sendo desenhado pelo MEC.

A iniciativa compõe as ações do Laboratório de Experiências Inovadoras, concebido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo INEP, que contam ainda com o apoio do FNDE, da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Executado no âmbito do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação – Pradime, do MEC, o prêmio teve como principal critério de avaliação a consonância das experiências com o Plano Nacional de Educação (PNE). Em vista disso, foram escolhidos projetos que contribuem para a melhoria da qualidade de ensino, a redução das desigualdades sociais e regionais visando ao acesso e permanência do aluno na escola, e a democratização da gestão do ensino público.

Contemplando todas as regiões do país, as experiências destacadas devem compor o Laboratório de Experiências Inovadoras, que pretende divulgar as boas práticas em gestão educacional. A idéia é que esses projetos sirvam de exemplo e incentivem novas propostas inovadoras, que contribuam para a melhoria da educação. O espaço virtual (www.inep.gov.br/laboratorio) deverá se constituir em fórum de discussão e troca de experiências, aberto para outros municípios que também desejarem disseminar suas práticas.

O financiamento concedido às premiadas deverá ser aplicado no desenvolvimento, ampliação ou avaliação da experiência. Segue abaixo a lista dos municípios escolhidos e as respectivas experiências. Em seguida, um resumo de cada projeto.

Título da experiência
Município
"Gestão participativa na educação"
Amparo – SP
"Programa Curva Feliz do município de Curvelândia"
Curvelândia - MT
"Avaliação institucional e desenvolvimento: um diferencial na educação municipal de Igrejinha"
Igrejinha – RS
"Núcleo de apoio pedagógico: construindo para o acesso, permanência e sucesso de alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino no município de Joinville"
Joinville – SC
"Desatando nós: para uma política educacional de acesso, permanência e sucesso escolar"
Ponta Grossa – PR
"Matrícula cidadã"
Rio Branco – AC
"Formação continuada dos profissionais em educação do município de São Grabriel do Oeste"
São Gabriel do Oeste – MS
"Prefes: Programa de Regularização do Fluxo Escolar (5ª a 8ª série do Ensino Fundamental)
São Mateus – ES
"A política de alfabetização como estratégia para a elevação do desempenho escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental"
Sobral – CE
"Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar"
Três Passos - RS

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563