Censo Escolar 05 de Abril de 2007

Escolas irão detalhar dados sobre alunos e professores

O dia 30 de maio será a data de referência para as informações a serem prestadas ao Censo Escolar 2007. A data foi mudada para que as incorreções decorrentes de dupla matrícula e mudança de escola, comuns no início do ano letivo, não sejam computadas – pois no final de maio o sistema já está estabilizado e corresponde ao que, de fato, ocorrerá ao longo do ano.

Outra mudança por que passará o Censo Escolar neste ano se refere ao fornecimento de dados: as informações deixam de ser agregadas por escola e passam a ser individualizadas. Ou seja, as escolas não fornecerão apenas número de alunos e de professores, mas darão informações detalhadas sobre cada um deles.

O preenchimento será feito pela Internet – no período compreendido entre 30 de maio e 31 de agosto – na própria escola. Nas escolas em que não há Internet, o preenchimento será feito em formulário em papel e a digitação dos dados no sistema poderá ser feita tanto na secretaria municipal de educação quanto na secretaria estadual ou em delegacias regionais da secretaria estadual, de acordo com a orientação da coordenação do Censo Escolar no Estado.

O Censo Escolar coleta anualmente informações sobre a educação básica, abrangendo todas as suas etapas ou níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e modalidades (ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional de nível técnico). Seus dados servem como base para programas do governo como Fundeb, Campanha Nacional do Livro Didático, Merenda Escolar. É realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) em parceria com as unidades federadas e com a participação dos municípios e das escolas públicas e privadas.

Assessoria de Imprensa do Inep