Saeb 11 de Maio de 2007

Prova Brasil e Saeb 2007 serão aplicados em novembro

O Inep/MEC publicou nessa semana portaria que define as datas da Prova Brasil e Saeb: as provas serão aplicadas no período de 5 a 20 de novembro de 2007, em todo o País. Os estudantes fazem prova de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática. Além das provas, são aplicados questionários sobre o aluno, professor, diretor e escola. A Prova Brasil e o Saeb são a base para o cálculo do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

A Prova Brasil avalia alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, da rede pública e urbana de ensino. A avaliação é universal, portanto, oferece resultados para o Brasil, para cada unidade da Federação, município e escola participantes. Os resultados da Prova Brasil são a base para o cálculo dos Idebs de cada município e escola, ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

O Saeb, por sua vez, é uma avaliação amostral. Isso significa que nem todos os estudantes das séries avaliadas participam da prova, e por isso os resultados do Saeb são oferecidos nos âmbitos do País e unidades da Federação. Participam do Saeb alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, e também estudantes do 3º ano do ensino médio regular, tanto da rede pública quanto da rede privada, em área urbana e rural. Os resultados do Saeb são a base de cálculo para o Ideb nacional e os Idebs dos estados brasileiros e do Distrito Federal, em conjunto com as taxas de aprovação escolar.

A realização das provas ocorre em regime de parceria entre o Inep/MEC, unidades da Federação e Municípios, que formalizam sua participação por meio de assinatura de Termo de Adesão e não têm nenhum custo. É necessário participar das avaliações para ter seu Ideb calculado, e, conseqüentemente, participar dos programas baseados nas metas previstas pelo Compromisso Todos pela Educação, do MEC.

Assessoria de Comunicação do Inep