Censo Escolar 24 de Maio de 2002

Prefeituras terão acesso aos dados do Censo Escolar

Aplicativo vai permitir que gestores recebam informações de todas as escolas do município dos últimos seis anos

Um aplicativo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) vai permitir que 2.900 municípios do País que têm mais de dez mil habitantes tenham acesso ao banco de dados do Censo Escolar. O programa, chamado de "Consulta por Escola", permite ao gestor público receber todas as informações do Censo de 1996 a 2001 da sua cidade.

Os municípios poderão consultar, utilizando o aplicativo, a matrícula em todos os níveis da educação básica, inclusive das escolas privadas e estaduais, além de informações sobre funções docentes e rendimento.  Esses dados estão disponíveis para o ensino regular, educação especial e educação de jovens e adultos (antigo supletivo).

A partir da próxima semana os municípios estarão recebendo um Kit do "Consulta por Escola" com CD e o manual de instruções para a instalação do programa. Cada secretaria municipal de educação também estará recebendo uma senha individual que permite o acesso ao banco de dados do Inep para cópia das informações. 

 "Com a senha, um representante da prefeitura poderá entrar em nossa base de dados e baixar as informações da sua cidade. O sistema não permite o acesso às informações de outros municípios. A cada ano, o município poderá receber os dados atualizados do Censo Escolar utilizando o aplicativo", afirma Ednar Maria Diniz, diretora de Estatísticas da Educação Básica do Inep.

Segundo a diretora, o "Consulta por Escola" pretende auxiliar os municípios na organização e execução das suas políticas educacionais.  "Estaremos tornando disponíveis todas as informações coletadas pelo Censo Escolar do Inep, sistematizadas escola por escola. Pretendemos com isso oferecer mais um instrumento para auxiliar a tomada de decisões e a melhoria do ensino oferecido", finaliza.

Assessoria de Imprensa do Inep