Censo Escolar 17 de Setembro de 2007

Coleta de dados do Censo da Educação Básica entra em fase final

Aplicativo que permite a migração, o "Verdados", será liberado no final da tarde de hoje

Teve início em 17 uma nova etapa de coleta dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2007: a migração de dados. Esta etapa compreende dois momentos: o primeiro é o de compatibilização de arquivos. O segundo refere-se à transferência de dados dos próprios sistemas de coletas para o Inep.

Com a migração evita-se o duplo trabalho, porque as escolas que já informaram seus dados às suas secretarias de educação não precisarão fazê-lo novamente. É que a própria secretaria se encarrega de repassar estes dados ao Inep.

Entre as escolas que irão transmitir seus dados por migração estão: todas as escolas das redes públicas e privadas do estado de São Paulo; as escolas das redes estaduais do Paraná, de Pernambuco e do Pará; as redes municipais de Belém, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte e de Porto Alegre. Diversas escolas privadas do País também aguardavam o momento do início da migração dos dados, para informar o Censo Escolar 2007. A expectativa do Inep é de que os dados de cerca 35 mil escolas sejam transmitidos por meio desta migração.

A coleta de dados do Censo Escolar 2007 se encerra no dia 30 de setembro. As escolas que não pertencem aos sistemas que farão migração de dados e que ainda não concluíram o preenchimento, poderão fazê-lo pela Internet, via Educacenso.

Até o dia 17 de setembro, das mais 215 mil escolas ativas no País, 145.974 acessaram o sistema Educacenso e 132.345 já concluíram o Censo Escolar 2007.

Segundo a professora Maria Inês Pestana, diretora de Estatística da Educação Básica do Inep, as 25 mil escolas que ainda não prestaram informações, provavelmente são as que não têm computador ou Internet. Neste caso elas preenchem o Censo Escolar em papel e entregam os formulários à secretaria de educação. Esta tem até o dia 30, prazo final do Censo Escolar 2007, para transmitir, via Educacenso, os dados ao Inep.

Assessoria de Imprensa do Inep