Saeb 23 de Outubro de 2007

Mais de cinco milhões farão Prova Brasil em novembro

Mais de cinco milhões de estudantes deverão fazer a Prova Brasil este ano. O exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com as redes estaduais e municipais de educação.

A Prova Brasil foi implantada em 2005. Ela visa a avaliar o desempenho de estudantes de escolas públicas urbanas em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, ou seja, estudantes de 4ª e 8ª série.

Este ano, a Prova Brasil será aplicada entre os dias 5 e 20 de novembro. Todos os alunos das turmas avaliadas fazem prova e, dessa forma, é possível avaliar o desempenho por escola e por município. A outra avaliação da educação básica, o Saeb, que é amostral, permite apenas mensurar o desempenho nacional, por região e por estado.

Ao conhecer o desempenho de sua escola – com possibilidade de compará-lo às outras escolas similares - o diretor terá como saber como realmente está sua situação em relação às demais. Será possível também iniciar um movimento de trocas de boas práticas com vistas a melhorar o desempenho.

Os secretários estaduais e municipais poderão ver o desempenho das várias escolas de sua jurisdição e elaborar, a partir daí, políticas para reforçar a aprendizagem junto àquelas que necessitam de atendimento mais efetivo.

Assessoria de Imprensa do Inep