Saeb 04 de Novembro de 2007

Começa aplicação da Prova Brasil e do Saeb

A partir de hoje começam a ser aplicados em 5.499 municípios de todo o País os testes da Prova Brasil e do Saeb. Mais de cinco milhões de estudantes deverão fazer as avaliações este ano. O exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com as redes estaduais e municipais de educação e tem, como objetivo, avaliar os sistemas de ensino.

As provas – de língua portuguesa e matemática – serão aplicadas no período de 5 a 20 de novembro. As questões foram elaboradas com base nas habilidades de leitura e interpretação e de raciocínio diante de problemas lógicos. Além das provas, os alunos vão responder a questionários socioeconômicos que permitirão o estudo de fatores agregados ao desempenho.

Farão a Prova Brasil alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas localizadas em áreas urbanas. Já o Saeb será aplicado também a estudantes das mesmas séries de escolas particulares e de escolas rurais, bem como a estudantes do 3º ano do ensino Médio das redes pública e privada, de escolas localizadas nas áreas urbana e rural.

Assessoria de Imprensa do Inep