Enem 19 de Agosto de 2002

Enem chega a sua quinta edição com recorde de inscrições

Notícias do Enem

Inep divulga hoje o número de inscritos por estados e municípios e as informações sobre a prova que acontece no próximo domingo, envolvendo 1,8 milhão de estudantes

 A quinta edição do Exame Nacional de Ensino Médio será realizada no próximo domingo, 25, com um número recorde de inscritos: 1,8 milhão. Com início às 13h e término às 18h (horário de Brasília), o Exame será aplicado em 2.489 locais de prova num total de 600 municípios de todos os estados e no Distrito Federal.

Download

A finalidade do exame, voltado aos estudantes que estão concluindo ou já terminaram o ensino médio, é oferecer uma referência para auto-avaliação, orientar escolhas profissionais futuras e servir como modalidade alternativa ou complementar aos processos seletivos para ingresso no ensino superior e mercado de trabalho. Em todo País, 338 instituições de ensino superior utilizarão os resultados do Enem em seus vestibulares.

O maior número de inscritos foi registrado no estado de São Paulo: 542.466, e o menor (4.264) no Acre. Cerca de 1,2 mil estudantes solicitaram algum tipo de atendimento especial para fazer a prova. Neste ano, também haverá aplicação do Exame em seis presídios localizados no Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Informações gerais sobre Enem 2002

Data da prova
25 de agosto, das 13 às 18 horas ( Horário de Brasília)

Evolução do número de Inscritos

1998: 157.221
1999: 347.135
2000: 390.574
2001: 1.624.131
2002: 1.818.665

Acesso ao local da prova

Os portões de acesso aos locais da prova serão abertos às 12h e fechados às 12:55h, impreterivelmente, não sendo permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário determinado.

Saída do local da prova

O participante só poderá deixar a sala na qual estará realizando a prova a partir das 15 horas. Para sair portando o caderno de questões do Exame, o inscrito só deverá deixar a sala a partir das 17 horas.

Documentos necessários

O participante deverá comparecer ao local de realização da prova com uma hora de antecedência do horário fixado para seu início, portando o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento de identidade com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, etc...) e folha de respostas do questionário socioeconômico devidamente preenchido. Deverá levar apenas lápis preto n.º 2, caneta esferográfica de tinta preta e borracha macia. É recomendável levar um lanche, como fruta e biscoito.

Cartão de inscrição

O inscrito que não recebeu ou perdeu o cartão de inscrição deverá dirigir-se ao local onde fez a inscrição para obter informações sobre o seu local de realização da prova. Também poderá procurar as agências dos Correios, ligar para o telefone 0800616161 ou acessar o site www.inep.gov.br/enem

Questionário socioeconômico

Além do cartão de inscrição, o participante recebeu o questionário socioeconômico que deve ser respondido com antecedência e não no dia ou nos momentos que antecedem o Exame. O questionário deve ser entregue ao fiscal da sala de prova.

Quem não recebeu ou perdeu o questionário, deverá solicitá-lo ao fiscal de prova no momento da realização do exame. Neste caso, o participante deverá responder o formulário em casa e enviar pelos Correios.

Resultados

Cada participante receberá, a partir da segunda quinzena de novembro, no endereço indicado no ato da inscrição, o Boletim Individual de Resultados. Constarão, nesse boletim, duas notas: uma para a parte objetiva da prova e outra para a redação e, ainda, uma interpretação dos resultados obtidos para cada uma das cinco competências avaliadas nas duas partes da prova.

Os resultados individuais são sigilosos e não serão divulgados por meio de publicação ou instrumentos similares, mas as instituições interessadas - estabelecimentos de ensino superior e empresas - poderão ter acesso ao resultado individual de qualquer participante desde que obtenham a sua autorização. Somente o participante poderá autorizar a utilização dos resultados que obteve no Enem.

A qualificação do desempenho individual

Conceitos Intervalo de notas
Insuficiente a Regular         0 - 40 (inclusive)
Regular a Bom 40 - 70 (inclusive)
Bom a Excelente 70 - 100

Resultado para as escolas

As escolas, que tiveram mais de 90% de seus alunos matriculados na terceira série do ensino médio presentes ao Enem, poderão solicitar um boletim com a média dos resultados de seus estudantes. Esse boletim informa também a nota média do País, possibilitando uma comparação dos resultados. O documento, que poderá solicitado pelo e-mail: enem@inep.gov.br, é gratuito para as escolas públicas. Para as escolas particulares será cobrada a taxa de R$5,00 por aluno.

O que é o Enem

Realizado desde 1998, o Enem é um exame voluntário, oferecido anualmente aos concluintes ou egressos do ensino médio. Desde 2001, os alunos matriculados na terceira série do Ensino Médio em escolas públicas e os que concluíram, no último ano, a Educação de Jovens e Adultos, tiveram isenção da taxa de inscrição. Também foram beneficiados com a gratuidade, os estudantes da rede privada e os que terminaram o ensino médio em anos anteriores, mediante declaração de carência.

Objetivos

A finalidade do exame é oferecer uma referência para auto-avaliação, orientar escolhas profissionais futuras e servir como modalidade alternativa ou complementar aos processos seletivos para ingresso no ensino superior e mercado de trabalho. Atualmente, 338 instituições de ensino superior já utilizam os resultados do Enem em seus vestibulares.

O que avalia

O Enem avalia o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, visando aferir o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao exercício pleno da cidadania. É um Exame interdisciplinar e contextualizado. A prova avalia cinco competências: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade.

Características da prova

A parte objetiva da prova é constituída por 63 questões de igual valor, avaliada numa escola de 0 a 100 pontos, gerando uma nota global que corresponde à soma dos pontos atribuídos às questões acertadas. Além disso, será atribuída uma nota, também de 0 a 100, a cada uma das cinco competências avaliadas. Na redação, também haverá uma nota global de 0 a 100 e uma nota, na mesma escala, para cada uma das cinco competências aferidas. A redação será desconsiderada se o participante fugir ao tema ou à estrutura solicitados.

Assessoria de Imprensa do Inep

Veja também

Enem será realizado em cerca de 2.500 locais de prova
Instituições que utilizam os resultados do Enem (Download - Excel 46,0 KB)