Enem 22 de Agosto de 2002

90% foram isentos da taxa de inscrição do Enem

Notícias do Enem

Cerca de 250 mil profissionais vão trabalhar na realização do exame; mais de 1,8 milhão de jovens estão inscritos para fazer a prova no próximo domingo

De cada 100 inscritos para participar da quinta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 90 foram isentos da taxa de inscrição. Os alunos matriculados na terceira série do Ensino Médio em escolas públicas e os que concluíram, no último ano, a Educação de Jovens e Adultos foram beneficiados com a gratuidade. Também tiveram isenção os estudantes da rede privada e os que terminaram o ensino médio em anos anteriores, mediante declaração de carência.

Estão inscritos para participar do Enem, no próximo domingo, 25, mais de 1,8 milhão de jovens. A prova, com 63 questões de múltipla escolha e um redação, começa às 13 horas e termina às 18 horas (horário de Brasília). Os participantes estarão distribuídos em 2.489 locais de prova em 600 municípios de todos os estados e no Distrito Federal. 

A aplicação da Exame contará com cerca de 250 mil fiscais e coordenadores de prova. Além disso, a equipe de técnicos da coordenação geral estará de plantão em Brasília e mais de mil observadores das secretarias estaduais de educação atuarão para que os participantes façam o Exame com toda a tranqüilidade.

Ainda há tempo de consultar o local de prova

        O inscrito que não recebeu ou perdeu o cartão de inscrição deverá dirigir-se ao estabelecimento de ensino ou à agência dos Correios onde fez a inscrição para obter informações sobre o seu local de realização da prova. Também poderá ligar para o telefone 0800616161 ou acessar o site www.inep.gov.br/basica/enem.

    Para fazer a prova, basta dirigir-se ao local onde irá fazer o exame e apresentar um documento de identidade com foto, emitido por um órgão oficial, e o comprovante de inscrição nos Correios ou do pagamento do boleto bancário. A central telefônica do Ministério da Educação funcionará no sábado, de 9 às 18 horas. No domingo, o plantão será de 8:30 às 13 horas.

Os demais participantes deverão comparecer ao local de realização da prova portando o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, etc...) e folha de respostas do questionário socioeconômico. Deverão levar apenas lápis preto n.º 2, caneta esferográfica de tinta preta e borracha macia. Quem não recebeu ou perdeu o questionário, deverá solicitá-lo ao fiscal de prova no momento da realização do exame. Neste caso, o participante deverá responder o formulário em casa e enviar pelos Correios.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12:55h impreterivelmente, não sendo permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário determinado. O participante só poderá deixar a sala de prova a partir das 15 horas. Mas, para sair portando o caderno de questões do exame, o inscrito deverá deixar a sala a partir das 17 horas.

Resultado do Exame é utilizado em 338 instituições de ensino superior

A finalidade do Enem, voltado aos estudantes que estão concluindo ou já terminaram o ensino médio, é oferecer uma referência para auto-avaliação, orientar escolhas profissionais futuras e servir como modalidade alternativa ou complementar aos processos seletivos para ingresso no ensino superior e mercado de trabalho. Em todo País, 338 instituições de ensino superior utilizam os resultados do Exame em seus vestibulares.

        O Enem avalia o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, visando aferir o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao exercício pleno da cidadania. É um Exame interdisciplinar e contextualizado. A prova avalia cinco competências: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade.

Provas e gabaritos serão divulgados a partir das 18 horas

O gabarito e a prova do Enem serão divulgados a partir das 18 horas do domingo na Internet. Eles estarão disponíveis no endereço www.inep.gov.br . Foram elaboradas quatro versões da prova, identificadas pelas cores amarela, branca, rosa e verde, invertendo-se apenas a ordem das questões em cada uma delas. Serão divulgados os quatro gabaritos e um dos cadernos de prova.

Informações para cobertura da Imprensa no dia da prova

 Os jornalistas que forem participar da cobertura do Enem no próximo domingo não poderão entrar no local de realização da prova. Apenas serão permitidas imagens e entrevistas do lado de fora do prédio. Os coordenadores de prova não concederão entrevistas. A Assessoria de Imprensa do Inep estará de plantão no sábado, de 9 às 14 horas, e no domingo, de 9 às 19 horas. Contatos: (61) 226-0359

Veja também

Saiba tudo sobre o Enem 2002
Número de inscritos por estados e municípios no Enem 2002 (Download - Excel - 61,5 KB)
Instituições que utilizam os resultados do Enem (Download - Excel 46,0 KB)

Assessoria de Imprensa do Inep