Avaliação Institucional 10 de Novembro de 2002

Começou avaliação dos centros universitários

Verificação in loco vai abranger 54 instituições que solicitaram credenciamento ou recredenciamento ao MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) começa hoje, segunda-feira, 11, a realizar a Avaliação Institucional de 54 centros universitários. Diferentemente do Exame Nacional de Cursos, o Provão, e da Avaliação das Condições de Ensino, componentes do Sistema de Avaliação da Educação Superior, que são centrados na qualidade do curso, a Avaliação Institucional é focada nas características gerais dos estabelecimentos de ensino.

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O centro universitário, denominação criada a partir de 1996, é um novo tipo de organização acadêmica dos estabelecimentos de Educação Superior brasileiros. A Avaliação Institucional, que englobará também universidades, faculdades integradas, faculdades, escolas e institutos superiores, será implementada, gradativamente, em todas as instituições que solicitarem credenciamento ou recredenciamento junto ao Ministério da Educação.

 A avaliação tem como um dos principais objetivos verificar in loco a execução do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que contempla objetivos, metas e ações da instituição. Outro aspecto que integra a avaliação é a verificação da qualificação e das políticas de valorização dos professores da instituição. A infra-estrutura do estabelecimento de ensino, como laboratórios e bibliotecas, os servidores da área técnico-administrativa, e a organização institucional, como a gestão acadêmica e as atividades de ensino, pesquisa e extensão, também estão incluídos na aferição.

Os critérios de conceituação da Avaliação Institucional seguem o mesmo padrão da Avaliação das Condições de Ensino. A distribuição de conceitos é a seguinte: CI (Condições Insuficientes); CR (Condições Regulares); CB (Condições Boas) e CMB (Condições Muito Boas).

Seleção - O Inep selecionou e capacitou 90 avaliadores para realizarem a Avaliação Institucional dos Centros Universitários. O processo de seleção levou em conta o currículo profissional, a titulação dos candidatos e a sua atuação no programa de capacitação. Além de ter exercido por, no mínimo, cinco anos a atividade de professor da Educação Superior e concluído a pós-graduação, os avaliadores devem possuir experiência em gestão educacional ou em avaliação institucional. Cada comissão, composta por três avaliadores, segue um manual com orientações de conduta e um roteiro para o desenvolvimento do trabalho.

Dentro do processo de aperfeiçoamento dos procedimentos de avaliação, o Instituto também procedeu à capacitação dos secretários administrativos dos centros universitários, que são responsáveis pelo preenchimento do formulário eletrônico da instituição e pela interface com a comissão de avaliadores.

Qualidade - A Avaliação das Condições de Ensino (ACE), voltada para a verificação da qualidade dos cursos de graduação, está em fase de encerramento do cronograma estabelecido para 2002.  Até o momento 852 cursos já passaram pela  ACE e deverão estar recebendo os relatórios finais da avaliação a partir da segunda quinzena de novembro.

O processo continuará em janeiro com a análise, pelas 50 comissões de curso, do trabalho realizado neste segundo semestre visando o aperfeiçoamento da Avaliação. Em fevereiro, deverão ser capacitados mais 1.350 docentes que passarão, a partir de março, juntamente com os atuais avaliadores, a realizar as verificações in loco.

Assessoria de Imprensa do Inep