Saeb 28 de Maio de 2003

Resultados do Saeb serão discutidos em Recife

 

Objetivo é ampliar o uso das informações da avaliação nas políticas públicas

Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2001 serão debatidos nos dias 29 e 30 em um fórum regional, em Recife (PE). O objetivo do encontro é detalhar e aprofundar a análise dos dados da avaliação nos estados e nas regiões metropolitanas das capitais. Também serão apresentados os planos para o Saeb/2003, que terá as provas aplicadas em novembro próximo. Estarão presentes ao seminário técnicos que trabalham com avaliação e planejamento nas secretarias estaduais de todos os estados do Nordeste.

Para Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica, esta será uma oportunidade para ampliar as discussões que levem ao melhor aproveitamento dos resultados do Saeb. “Da forma como os resultados foram apresentados no passado, existe um conhecimento superficial das informações, que não estão sendo muito úteis para a execução e reprogramação de políticas públicas para a educação”, explica.

De acordo com o diretor, a avaliação mostra uma queda sistemática no desempenho dos estudantes desde 1995. Um estudo recente realizado pelo Inep com dados de 2001 indica que 59% dos alunos da 4ª série do ensino fundamental apresentam profundas dificuldades de leitura e matemática. “Nestes encontros, vamos realizar oficinas para debater a questão da qualidade no ensino e como explorar a base de dados do Saeb para a formulação das políticas públicas”, completa.

Este será o primeiro encontro regional realizado pelo Inep (ver programação) de uma série de quatro envolvendo todos os estados do País. Em agosto será realizado um encontro nacional em Brasília. Além destes fóruns de discussão, a equipe do Saeb tem se reunido com pesquisadores para elaborar propostas de aperfeiçoamento da avaliação.

Bolsa-escola e impacto da violência serão estudados

A partir deste ano, o Saeb passará a acompanhar o desempenho dos alunos que participam do programa Bolsa-Escola, do Ministério da Educação. A intenção é identificar as conseqüências do programa sobre o rendimento dos alunos beneficiados.

Uma outra novidade diz respeito ao questionário socioeconômico, aplicado a alunos, professores e diretores, que vai incluir questões sobre o problema da violência. A partir dos resultados será examinada a influência deste fator na vida escolar dos estudantes. Atualmente, o Saeb já explora diversos fatores associados ao desempenho, como atraso escolar, formação dos professores, escolaridade dos pais, etc.

O Inep também vai criar um grupo de estudo para aprofundar a análise sobre cor e rendimento dos estudantes. “Por meio de uma parceria com a Fundação Palmares, marcamos uma primeira reunião com pesquisadores e intelectuais negros para discutir o assunto e propor políticas para a diminuição das desigualdades”, afirma Carlos Henrique.

Uma outra proposta que deve ser implementada até 2005 é a participação de professores das redes municipais e estaduais na construção do banco nacional de itens. É a partir do banco de itens do Saeb que são formuladas as provas aplicadas aos alunos.

O que é o Saeb?

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), o Saeb aplica, a cada dois anos, uma prova de língua portuguesa e matemática numa amostra de estudantes de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. O objetivo é ter uma medida de desempenho dos sistemas educacionais dos estados, das regiões e do País que levem à formulação de políticas para a melhoria da educação. As provas do Saeb/2003 serão aplicadas na primeira semana de novembro, e os resultados, divulgados em 2004.

Agenda do encontro:

“Utilização dos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: limites e possibilidades”

Local: Auditório do Hotel Canarius, Boa Viagem

Data: 29 e 30 de maio

29/5/2003

9h - Abertura

  • Mozart Neves Ramos - Secretário de Estado da Educação e Esporte de Pernambuco
  • Edla de Araújo Lira Soares - Secretária Municipal de Educação de Recife
  • Carlos Henrique Araújo - Diretor de Avaliação da Educação Básica - Inep

9h15 - Palestra Contextualização dos Resultados do Saeb/2001

11h15 - Dinâmica de Grupo

14h - Dinâmica de Grupo

15h45 - Apresentação dos Resultados da Dinâmica de Grupo

17h - Síntese e Encerramento

30/5/2003

9h - Saeb/2003: Propostas e Desafios

10h - Amostra

11h - Itens para o Saeb/2003

14h - Fatores Associados ao Desempenho - Saeb/2001 e as Perspectivas de Mudança para o Saeb/2003

15h45 - Dinâmica de Grupo

17h45 - Síntese e Encerramento

Próximas reuniões regionais do SAEB:

26 e 27 de junho - Campo Grande/MS: Estados das Regiões Sul e Centro-Oeste

10 e 11 de julho - Belo Horizonte/MG: Estados da Região Sudeste

24 e 25 de julho - Rio Branco/AC: Estados da Região Norte

Agosto - Encontro Nacional

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 410-8023 / 8037 / 9563