Censo Escolar 28 de Março de 2008

Prorrogado o prazo para preencher o Educacenso – Situação do Aluno

Todas as escolas de educação básica do País têm até o dia 21 de abril para informar a situação de seus alunos ao final de 2007. Essa informação sobre o aproveitamento de cada estudante - se passou de ano, se foi reprovado, se abandonou os estudos ou se mudou de escola – é fundamental para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade da educação brasileira e base para todas as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O lançamento dos dados deve ser feito pela Internet, por meio do sistema Educacenso que foi implantado no ano passado para coleta de dados detalhados do Censo da Educação Básica (www.mec.gov.br/inep/educacenso).

Com o Educacenso, implantado em 2007, são coletados dados individualizados de alunos, professores, turmas e escola. Isso garante melhor levantamento, segurança dos dados e na distribuição dos recursos, que têm como base de cálculo o número de alunos efetivamente matriculados. O Censo da Educação Básica serve como base para programas do governo como Fundeb, Campanha Nacional do Livro Didático, Merenda Escolar.

O Censo Escolar coleta anualmente informações sobre a educação básica, abrangendo todas as suas etapas ou níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e modalidades (ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional de nível técnico). No ano passado, a coleta de dados foi feita entre os meses de junho e outubro, tendo como base a situação no aluno no dia 30 de maio. Agora, é necessário que as escolas informem a situação de cada um desses alunos ao final do ano.

Assessoria de Imprensa do Inep