Saeb 25 de Junho de 2003

Seminário discute desempenho escolar de estudantes das regiões Centro-Oeste e Sul

 

Educadores debaterão resultados do Saeb nesta quinta e sexta, em Campo Grande(MS). Avaliação mostra que alunos têm sérias dificuldades em leitura

 

Os estudantes prestes a concluir a educação básica apresentam desempenho escolar bem abaixo dos patamares adequados. Cerca de 35% dos alunos da 3ª série do ensino médio do Centro-Oeste e do Sul não desenvolveram habilidades de leitura compatíveis com esse nível de escolarização e estão classificados nos estágios de rendimento considerados “crítico” ou “muito crítico”. Os índices destas duas regiões são menores do que a média nacional, com 42% de estudantes nesta situação.

Os resultados estão no relatório do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb/2001) e serão debatidos em seminário regional, que acontece nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27 de junho, no auditório do Bristol Exceller Plaza Hotel, em Campo Grande (MS). O encontro terá participação de educadores e técnicos em avaliação e planejamento das secretarias estaduais de educação das regiões Centro-Oeste e Sul. O objetivo é detalhar e aprofundar a análise dos dados da avaliação, discutir formas de melhorar a divulgação das informações e apresentar os planos para o Saeb/2003, que terá as provas aplicadas em novembro próximo.

Para Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep/MEC, o encontro é uma oportunidade para ampliar as discussões que levem ao melhor aproveitamento dos resultados do Saeb por parte das secretarias de educação, escolas e professores. De acordo com o diretor, a avaliação mostra uma queda sistemática no desempenho dos estudantes desde 1995. No Centro-Oeste, a nota média em Língua Portuguesa dos estudantes da 3ª série do ensino médio caiu de 297, em 1995, para 270, em 2001, numa escala que vai 125 a 425 pontos. No Sul, passou de 296 para 272 e, no Brasil, de 290 para 262, no mesmo período.

No seminário, também serão apresentados os resultados para 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática. Esse é o segundo de uma série de quatro eventos envolvendo todas as Unidades da Federação. Em agosto será realizado o encontro nacional, em Brasília. Além destes fóruns de discussão, a equipe do Saeb tem se reunido com pesquisadores para elaborar propostas de aperfeiçoamento da avaliação.

Avaliação acontece a cada dois anos

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), o Saeb aplica, a cada dois anos, uma prova de Língua Portuguesa e Matemática numa amostra de estudantes de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. O objetivo é avaliar a qualidade do ensino nos sistemas educacionais dos Estados, das regiões e do País.

A partir deste ano, o Saeb passará a acompanhar o desempenho dos alunos que participam do programa Bolsa-Escola, do Ministério da Educação. Outra novidade diz respeito ao questionário socioeconômico, aplicado a alunos, professores e diretores, que vai incluir questões sobre o problema da violência. Também será criado um grupo de estudo para aprofundar a análise sobre cor e rendimento dos estudantes.

Outras informações sobre o seminário:

Data: 26 e 27 de junho de 2003.

Local:

Bristol Exceller Plaza Hotel - Avenida Afonso Pena, 444, Centro

Campo Grande - MS

Horário:

Das 9 às 18 horas

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 410-8023 / 8037 / 9563