Laboratório 05 de Junho de 2008

Inep divulga resultado da 2ª etapa do Prêmio Inovação

Foram selecionadas 35 experiências dentre as 240 inscritas para a terceira etapa do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2008. Durante o mês de junho, as 35 classificadas receberão visitas de consultores que irão conhecer pessoalmente o trabalho para escolha dos 10 vencedores.

Cerca de 30 pessoas farão parte da comissão julgadora, entre elas ex-secretários estaduais de educação; membros de universidades federais e particulares, do Instituto Ayrton Senna, da Fundação Abrinq, do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e consultores legislativos da Comissão de Educação da Câmara e do Senado Federal.

Os 35 municípios escolhidos receberão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) uma ficha de caracterização de gestão municipal contendo informações que auxiliarão na visita dos avaliadores. As dez experiências premiadas serão conhecidas em outubro.

O Prêmio Inovação concederá 100 mil reais aos dez municípios com experimentos que alcançaram resultados significativos para a qualidade da educação a partir de mudanças na gestão de suas redes de ensino. A verba deverá ser investida no desenvolvimento, ampliação e avaliação das experiências premiadas. É concedido a cada dois anos e tem como objetivo incentivar os municípios a tornarem públicas suas experiências inovadoras em Gestão Educacional que contribuam para o alcance das metas do PNE (Plano Nacional de Educação) e do Compromisso Todos pela Educação.

Além dos experimentos premiados, todas as iniciativas aprovadas farão parte do Banco de Experiências do Laboratório, para serem divulgadas a fim de contribuir com os dirigentes educacionais na elaboração de políticas de gerenciamento de seus sistemas e elevar a qualidade da Educação Básica.

Assessoria de Imprensa do Inep