Encceja 22 de Julho de 2008

Adesão ao Encceja termina nesta terça-feira, 22

Adesão ao Encceja termina nesta terça-feira, 22

Acaba hoje, 22, o prazo para as secretarias estaduais e municiais aderirem ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja 2008. As redes hospitalares e prisionais que tenham interesse também podem participar do exame. Aqueles que ainda não fizeram a adesão devem formalizar o pedido ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por correspondência à Diretoria de Avaliação da Educação Básica - Encceja – (endereço Esplanada dos Ministérios, Bloco L, anexos I e II, 4º andar - CEP 70047-900 - Brasília-DF) ou pelo e-mail mariavilma@inep.gov.br, com documento constando a data de hoje, 22 de julho.

No ato da adesão, as redes devem informar ao Inep uma previsão de números de alunos que participarão da prova do ensino fundamental e médio e a relação dos municípios onde as provas serão aplicadas.

O exame é aplicado anualmente e a adesão das redes de ensino é voluntária. Neste ano, o Encceja será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro. Desde 2002, data da primeira edição, a avaliação também é aplicada no exterior (Japão e Suíça). As inscrições vão do dia 6 ao dia 31 de outubro.

O Encceja tem como principal objetivo avaliar as competências e fornecer certificado de conclusão a jovens e adultos que não completaram os estudos na idade regular própria. O participante faz uma prova e, atingindo a nota estipulada, alcança a certificação para a educação fundamental ou para o ensino médio, sem necessidade de comprovar freqüência escolar. A idade mínima para a inscrição é de 15 anos no caso do exame para nível fundamental, e de 18 anos para o nível médio.

Assessoria de Imprensa do Inep