A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), lançaram o segundo edital para o Programa Observatório da Educação, que convoca pesquisadores e acadêmicos a apresentarem suas propostas.
As pesquisas poderão ser propostas e realizadas por núcleos locais e por núcleos em rede, isto é, por programas de pós-graduação stricto sensu atuantes isoladamente e também por programas organizados em rede com outros programas. Isso significa dizer que os projetos não precisam estar necessariamente vinculados a teses de doutorado ou dissertações de mestrado, o que possibilita que um mesmo tema seja, simultaneamente, estudado por vários pesquisadores e a partir de várias perspectivas.
Estudantes de graduação e professores atuantes na rede pública de ensino básico também passam a integrar o rol de bolsistas, gerando mais uma oportunidade de encontro acadêmico entre os docentes dos diferentes níveis de ensino e uma maior aproximação entre o campus e a escola. Até aqui apenas docentes atuantes na pós-graduação e alunos de mestrado e doutorado eram bolsistas. A prioridade deste edital é a pesquisa sobre formação de professores, em consonância com as orientações estabelecidas pelo Ministério da Educação.
Projetos – No total serão financiados até 30 projetos, sendo 20 por núcleos locais e até 10 projetos para núcleos em rede. Os recursos disponíveis para o Observatório da Educação passaram de R$ 2 milhões em 2007 para R$ 5,5 milhões.
Todos os projetos deverão se enquadrar nos eixos temáticos propostos, ligados a educação básica, educação superior, educação profissional e tecnológica, educação continuada; educação de jovens e adultos, educação especial, educação no campo, educação quilombola, educação integral, ou educação a distância. Serão priorizadas as seguintes áreas de investigação: avaliação institucional e da aprendizagem, educação e desenvolvimento, e abordagens multidisciplinares de áreas de conhecimentos afins.
As propostas podem ser enviadas até o dia 08 de setembro de 2008.
Assessoria de Imprensa da Capes
Observatório 28 de Julho de 2008
Lançado segundo edital do programa Observatório da Educação
Notícias recomendadas
Observatório 25 de Julho
Projetos de pós-graduação em educação terão investimento de 5,5 milhões
Observatório 04 de Setembro
Prazo final para entrega de propostas ao Observatório é 8 de setembro
Algo errado com esta página?