Encceja 11 de Setembro de 2008

Inep divulga matrizes de competências do Encceja

Inep divulga matrizes de competências do Encceja

Foram definidos os critérios para a estruturação, aplicação e aferição dos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2008). O Diário Oficial de 9 de setembro divulgou portaria que trata da Matriz de Competências e Habilidades, Matriz de Competências para Redação e Interpretação dos Resultados.

Essas matrizes e o material didático-pedagógico subsidiam o preparo dos participantes ao exame, além de possibilitarem a elaboração das provas. O Encceja é destinado a brasileiros residentes no Brasil e no exterior e tem por objetivo possibilitar uma avaliação de competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade própria.

O exame, que ocorre desde 2002, é aplicado anualmente e a adesão das redes de ensino é voluntária. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de dezembro. Países como Japão e Suíça também realizam o exame. Neste ano, as inscrições para o Encceja serão no período de 6 a 31 de outubro.

Assessoria de Imprensa do Inep