Encceja 17 de Setembro de 2008

Encceja no Japão e na Suíça ocorre nos dias 27 e 28 de setembro

Encceja no Japão e na Suíça ocorre nos dias 27 e 28 de setembro

A prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será aplicada no Japão e na Suíça no dia 27 de setembro para o ensino fundamental e no dia 28 de setembro para o ensino médio. O exame também será aplicado nas penitenciárias do Japão nos dias 29 e 30 de setembro.

Os estudantes do ensino fundamental farão prova de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais. Já os inscritos para certificação do ensino médio farão prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
As avaliações serão elaboradas e aplicadas em língua portuguesa. O gabarito estará disponível posteriormente à aplicação da prova na página do Inep, no endereço www.inep.gov.br/encceja. O candidato com aprovação total no exame receberá histórico escolar com o certificado de conclusão na primeira quinzena de dezembro de 2008.

O Encceja é um exame é destinado a brasileiros residentes no Brasil e no exterior que tem por objetivo avaliar competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade considerada apropriada. Se o participante alcançar nota mínima estabelecida, receberá certificados de conclusão dessas etapas de ensino.

Duas equipes do Inep acompanharão os preparativos finais da edição 2008 do Encceja tanto no Japão quanto na Suíça. Essas equipes atuarão na preparação da aplicação do exame, auxiliando no transporte das provas e na organização das salas. Em Tóquio, os servidores participarão de reunião na Embaixada do Brasil para avaliação dos trabalhos e divulgação do exame no Canal Brasileiro de Televisão no Japão. Os membros do Inep ficarão responsáveis pela coordenação de três locais de aplicação da prova, localizados nas províncias de Shizuoka, Gunma e Nagano. Na Europa, a prova do Encceja será aplicada em Zurique.

No Brasil, as provas serão nos dias 13 e 14 de dezembro. Para outras informações, clique aqui e veja os locais de aplicação do Encceja no exterior.

Assessoria de Imprensa do Inep