Encceja 30 de Setembro de 2008

Encceja no exterior teve mais de 2.400 inscritos

Encceja no exterior teve mais de 2.400 inscritos

Ocorreu em clima de tranqüilidade a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no Japão e na Suíça, nos dias 27 e 28 de setembro. No total, 2.438 pessoas se inscreveram ao exame, sendo 2.373 no Japão e 65 na Suíça. No Japão, 60% dos inscritos realizaram o Encceja.

Duas equipes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão nos dois países para acompanhar o andamento das provas. A presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Clélia Brandão, acompanha, juntamente com a equipe do instituto, a aplicação e a visita a várias escolas voltadas a dekasseguis, que são trabalhadores estrangeiros residentes no Japão, tendo ou não ascendência japonesa. Essas visitas nortearão as decisões do CNE na educação básica. Nos dias 29 e 30, haverá ainda aplicação do Encceja nas penitenciárias desse país.

Os estudantes do ensino fundamental fizeram prova de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais. Já os inscritos para o ensino médio fizeram prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

A previsão é que o gabarito esteja disponível ainda essa semana pelo endereço http://encceja.inep.gov.br/inscricao. O candidato com aprovação total no exame receberá o histórico escolar com o certificado de conclusão na primeira quinzena de dezembro.

O Encceja é um exame é destinado a brasileiros residentes no Brasil e no exterior que tem por objetivo avaliar competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade considerada apropriada. Se o participante alcançar nota mínima estabelecida, receberá certificados de conclusão dessas etapas de ensino.

No Brasil, as provas serão nos dias 13 e 14 de dezembro. As inscrições vão do dia 6 ao dia 31 de outubro e serão feitas pela página do Inep ou pelas Agências dos Correios.

Assessoria de Imprensa do Inep