Dados fazem parte do Saeb, que está ocorrendo esta semana em todas as unidades da Federação
Dos estudantes brasileiros da 3ª série do ensino médio, na disciplina de Matemática, 62,6% foram classificados no estágio crítico e outros 4,8% no estágio muito crítico do aprendizado. No total, 67,4% dos alunos têm desempenho muito abaixo daquele desejado. No Brasil, no estágio considerado adequado para essa disciplina estão somente 6% dos alunos. Em Leitura, 42,1% dos alunos deste nível de ensino estão nessas mesmas faixas de desempenho.
No estágio muito crítico, em Matemática, os estudantes não conseguem ler e interpretar gráficos e usar as figuras geométricas planas, por exemplo. No estágio crítico, desenvolvem algumas habilidades elementares de interpretação de problemas, mas estão muito aquém do que é desejado. Em Língua Portuguesa, os alunos no estágio crítico não são leitores competentes. Os dados fazem parte de uma nova leitura do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2001.
O problema é maior nas Regiões Norte e Nordeste, que possuem, respectivamente, 83,1% e 76,4% dos estudantes nos dois piores patamares de desempenho em Matemática. Segundo Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, essa disparidade regional repete-se em todas as séries e disciplinas avaliadas. "Fica claro, pelos resultados, a necessidade de políticas específicas para o aumento da qualidade na educação nas regiões com os piores indicadores."
Jovens trabalhadores têm pior desempenho
O questionário aplicado pelo Saeb revela o perfil dos estudantes brasileiros e os fatores associados ao desempenho. Na 3ª série do ensino médio, 43% são homens e 57% mulheres. Em relação à raça, 49% declararam-se brancos, 37% pardos e 6% negros.
Quanto à escolaridade da mãe, 7% nunca estudou, 45% têm até o ensino fundamental completo e 27% até o ensino médio. A escolaridade dos pais é semelhante: 8% nunca estudou, 43% têm até o ensino fundamental e 23% o ensino médio.
Segundo dados do Saeb, a escolaridade dos pais é um dos fatores que influenciam o desempenho dos estudantes na escola. "Isso mostra a importância do investimento na alfabetização de adultos que o Ministério da Educação está realizando", afirma Luiz Araújo, presidente do Inep.
No que diz respeito ao acesso à informática, 66% dos jovens afirmaram que não têm computador em casa e 71% deles não dispõem de acesso à Internet. Quanto ao hábito de leitura, 65% disseram que no ano de realização do Saeb tinham lido algum livro de ficção e 83% leram, pelo menos, uma revista de informação geral.
Entre os jovens deste nível de ensino, 35% afirmaram que, além da escola, têm algum tipo de atividade profissional. Os estudantes que trabalham têm desempenho no estágio crítico em Língua Portuguesa e aqueles que não trabalham têm desempenho no estágio intermediário.
Os dados socioeconômicos demonstram que existem diferenças marcantes na comparação dos alunos com melhor e pior desempenhos. Entre aqueles que foram classificados no estágio muito crítico, 96% estudam em escolas públicas e 84% deles estão fora da idade correta para a série cursada. Entre os jovens com desempenho adequado, 76% estudam em escolas privadas e a taxa de atraso escolar é de 16%.
Saeb 2003 vai até sexta-feira
As provas do Saeb, realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), serão aplicadas até sexta-feira (7/11). Todas as 27 unidades da Federação participam da avaliação. O Saeb verifica o rendimento dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio em Matemática e Língua Portuguesa. Responderão à prova e aos questionários socioeconômicos, cerca de 300 mil alunos de 6.270 escolas. Além disso, participarão 17 mil professores e 6.500 diretores.
Percentual de alunos nos estágios de construção de competências - Língua Portuguesa - 3a série do ensino médio - Saeb 2001 - Brasil e Regiões |
||||||
Estágio |
Brasil |
Norte |
Nordeste |
Sudeste |
Sul |
Centro-Oeste |
Muito Crítico |
4,92 |
7,06 |
7,53 |
4,16 |
2,98 |
3,11 |
Crítico |
37,20 |
46,63 |
44,90 |
34,37 |
31,33 |
32,99 |
Intermediário |
52,54 |
43,85 |
44,33 |
55,04 |
59,43 |
57,88 |
Adequado |
5,34 |
2,45 |
3,23 |
6,43 |
6,26 |
6,02 |
Total |
100,00 |
100,00 |
100,00 |
100,00 |
100,00 |
100,00 |
Fonte: MEC/Inep/Daeb |
|
|
|
|
|
Construção de competências e desenvolvimento de habilidades de leitura de textos de gêneros variados em cada um dos estágios - Língua Portuguesa - 3ª série do ensino médio
Muito Crítico |
Não são bons leitores. Desenvolveram habilidades de leitura compatíveis entre a 4a e a 8a séries do ensino fundamental. |
Crítico |
Ainda não são bons leitores. Apresentam algumas habilidades de leitura, mas aquém das exigidas para a série (lêem apenas textos narrativos e informativos simples). |
Intermediário |
Desenvolveram algumas habilidades de leitura, porém insuficientes para o nível de letramento da 3a série (textos poéticos mais complexos, textos dissertativo-argumentativos de média complexidade, texto de divulgação científica, jornalísticos e ficcionais; dominam alguns recursos lingüístico-discursivos utilizados na construção de gêneros). |
Adequado |
São leitores competentes. Demonstram habilidades de leitura compatíveis com as três séries do ensino médio (textos argumentativos mais complexos, paródias, textos mais longos e complexos, poemas mais complexos e cartuns e dominam recursos lingüístico-discursivos utilizados na construção de gêneros). |
Percentual de alunos nos estágios de construção de competências - Matemática 3ª Série do ensino médio - Saeb 2001 - Brasil e Regiões |
||||||
Estágio |
Brasil |
Norte |
Nordeste |
Sudeste |
Sul |
Centro-Oeste |
Muito Crítico |
4,84 |
6,78 |
6,57 |
4,65 |
2,43 |
3,03 |
Crítico |
62,60 |
76,35 |
69,83 |
60,73 |
51,67 |
58,66 |
Intermediário |
26,57 |
14,47 |
19,00 |
27,83 |
38,78 |
31,74 |
Adequado |
5,99 |
2,40 |
4,61 |
6,79 |
7,12 |
6,57 |
Total |
100,00 |
100,00 |
100,00 |
100,00 |
100,00 |
100,00 |
Fonte: MEC/Inep/Daeb |
|
|
|
|
|
Construção de competências e desenvolvimento de habilidades na resolução de problemas em cada um dos estágios - Matemática - 3a série do ensino médio
Muito Crítico |
Não conseguem responder a comandos operacionais elementares compatíveis com a 3a série do ensino médio (construção, leitura e interpretação gráfica; uso de propriedades de figuras geométricas planas e compreensão de outras funções). |
Crítico |
Desenvolvem algumas habilidades elementares de interpretação de problemas, mas não conseguem transpor o que está sendo pedido no enunciado para uma linguagem matemática específica, estando portanto aquém do exigido para a 3a série do ensino médio (construção, leitura e interpretação gráfica; uso de algumas propriedades e características de figuras geométricas planas e resolução de funções logarítmicas e exponenciais). |
Intermediário |
Apresentam algumas habilidades de interpretação de problemas. Fazem uso de linguagem matemática específica, porém a resolução é insuficiente ao que é exigido para a 3a série do ensino médio (reconhecem e utilizam alguns elementos de geometria analítica, equações polinomiais e reconhecem algumas operações dos números complexos). |
Adequado |
Interpretam e sabem resolver problemas de forma competente; fazem uso correto da linguagem matemática específica. Apresentam habilidades compatíveis com a série em questão (reconhecem e utilizam elementos de geometria analítica, equações polinomiais e desenvolvem operações com os números complexos). |
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 410-8023/ /9563/ /8037