Saeb 05 de Novembro de 2003

Aplicação das provas do Saeb termina amanhã

 

Coordenadores das Secretarias Estaduais de Educação registram mobilização das escolas em favor da avaliação realizada pelo MEC

 

Encerra-se, nesta sexta-feira, 7, a aplicação das provas e dos questionários do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2003. Participam dos testes de Matemática e Língua Portuguesa cerca de 300 mil alunos matriculados nas 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio de 6.270 escolas. 

A avaliação ocorre em 26 das 27 unidades da Federação. Como, nesta semana, em Minas Gerais estão sendo aplicadas as provas do Sistema Mineiro da Avaliação da Educação Básica (Simave), o Saeb será realizado no Estado a partir da próxima segunda-feira.

Segundo a coordenadora do Saeb pela Secretaria de Educação de Pernambuco, Epifânia Valença, que acompanhou a aplicação das provas no sertão e na capital do Estado, a avaliação ocorre com tranqüilidade. "O único temor que tínhamos era que os alunos beneficiados pelo Bolsa Escola se sentissem discriminados no teste, mas isso não ocorreu." Este ano, pela primeira vez, serão coletadas informações sobre o desempenho dos estudantes que participam do programa de transferência de renda do governo federal.  Epifânia ressalta a mobilização das escolas em defesa da avaliação. "A cultura da avaliação se consolida em Pernambuco. Muitos diretores de escola pedem para participar da amostra do Saeb." 

Em Goiás, o clima na aplicação dos testes também é de tranqüilidade. "Realizamos diariamente uma supervisão sobre a realização do Saeb e não registramos qualquer problema. Além disso, a receptividade por parte das escolas é muito boa", comenta Jane de Alencastro Curado, coordenadora do Saeb pela Secretaria de Educação de Goiás. No Estado, a avaliação deve ser encerrada hoje.

Visibilidade: O processamento dos dados começa ainda este mês, e a divulgação está prevista para o próximo semestre. "O País terá, em breve, resultados que permitirão analisar melhor os fatores associados ao desempenho dos estudantes", afirma Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep. Ele destaca a inclusão no Saeb 2003 da verificação da Síndrome da Desistência Simbólica do Educador, que vai permitir identificar como a exaustão emocional e o baixo comprometimento com o trabalho por parte do professor afetam o rendimento do aluno.

Com esse conjunto de dados segundo Carlos Henrique Araújo, haverá um amplo processo de divulgação dos resultados e incentivo a sua utilização pelos gestores das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. "Vamos ampliar cada vez mais a discussão das informações apresentadas pelo Saeb, visando encontrar soluções para os problemas da educação brasileira." 

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