Saeb 10 de Novembro de 2003

Inep lança guia para elaboração de questões de testes

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) colocou, hoje,11, à disposição dos gestores das redes estaduais e municipais de ensino os guias para a elaboração de questões de Matemática e Língua Portuguesa. As publicações, que podem ser acessadas pela Internet (www.inep.gov.br), deverão servir de apoio a municípios e Estados na formulação de avaliações dos seus sistemas de educação.

O trabalho também está sendo utilizado na capacitação de professores, em vários Estados do País, visando criar grupos de elaboradores de itens de provas para a avaliação de competências e habilidades nas duas disciplinas. Nesta semana, 130 professores do Maranhão participam do programa.

Para Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, os guias e o programa de capacitação irão aproximar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) das redes de ensino, da escola e dos docentes. “Queremos que os professores conheçam melhor o Saeb e passem a ser formuladores de itens para a avaliação.”

Como resultado da capacitação, serão selecionadas questões de prova que, depois de revisadas, poderão ser aplicadas nas futuras edições do Saeb. Com essa atividade, o Inep estima reduzir em 20% o custo de produção de itens de prova, que, da sua elaboração à pré-testagem, pode chegar a R$ 500 cada.

Em dezembro, a capacitação acontece no Espírito Santo e, no mês seguinte, em Goiás e no Ceará. Em fevereiro, o programa chega ao município de Campo Grande (MS). Está em fase de negociação a realização desse trabalho em Alagoas, no Amazonas, no Paraná e em São Paulo. Para participar, o professor deve estar em exercício e ser formando nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

 Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 410-8023/ /9563/ /8037