Saeb 05 de Janeiro de 2004

Projeto da rede nacional de avaliação será apresentado a secretários municipais de educação

 

Projeto da rede nacional de avaliação será apresentado a secretários municipais de educação

A rede nacional de avaliação será apresentada nesta quarta-feira, 7/1, em Fortaleza, no Ceará, a representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O objetivo do projeto é assegurar um processo nacional de avaliação do rendimento escolar em regime de colaboração com Estados e municípios, mediante o aprimoramento dos sistemas já existentes e a sua implantação nos Estados que ainda não dispõem de avaliação das suas redes de ensino.

Segundo o diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Carlos Henrique Araújo, as matrizes de referência deverão ter uma parte comum com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e outra de interesse do Estado ou do município. “Uma outra característica da proposta é que a avaliação seja feita por unidade escolar, o que permite uma utilização mais efetiva dos resultados por parte dos gestores públicos.”

Em Sobral, Ceará, uma equipe técnica do Inep estará realizando, de 8 a 12, capacitação de professores para que a rede municipal de educação desenvolva autonomia na elaboração de questões para avaliação das escolas. O treinamento faz parte do acordo de cooperação técnica do Inep com a prefeitura de Sobral. Em dezembro último, uma primeira avaliação da rede municipal foi realizada, e os resultados deverão ser conhecidos em março.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023/ /9563/ /8037