Enem 02 de Julho de 2009

Sistema do Enem 2009 não ficou nem um minuto sem receber pelo menos um inscrito

Sistema do Enem 2009 não ficou nem um minuto sem receber pelo menos um inscrito

No 18º dia de inscrições ao Enem 2009, já são 2.111.227 os pré-inscritos. O sistema está estável, recebendo em média 200 inscrições por minuto, registrando um pico de 546 inscritos por minuto no segundo dia. Desde a abertura do período de inscrições, o sistema manteve-se disponível 24h por dia, registrando mais de 5 milhões de visitas até à meia noite de ontem (total de 5.216.017). As inscrições ocorrem exclusivamente via Internet.

O padrão de visitas ao sistema de inscrições ao Enem ao longo dos últimos 17 dias manteve-se linear, com o dobro de procura nos dias úteis, em relação aos sábados e domingos. A procura caiu ligeiramente na segunda semana de inscrições, mas permanece constante nos horários de pico, sempre em horário de almoço (entre 13h e 14h) e final de tarde (entre 17h e 18h). Em média, cada visitante tem permanecido 8 minutos e 33 segundos no portal, tempo suficiente para preencher as informações requeridas.

Entre os inscritos, mais de 800 mil solicitaram isenção de taxa (828.923). Outros 530.797 são estudantes concluintes da rede pública, cuja inscrição é automaticamente efetuada gratuitamente, sem geração de boleto bancário pelo sistema on line de inscrições. Há inscritos de 5.554 municípios brasileiros, em todas as 27 unidades da Federação.

Isenção de taxa pode ser pedida até o fim das inscrições
Não há prazo para o interessado solicitar isenção de taxa. Até o término das inscrições ao Enem 2009, às 23h59 do dia 17 de julho, o inscrito tem a opção de se declarar pertencente a família de baixa renda. Operacionalmente, é necessário que o usuário se atente à tela que lhe oferece essa opção dentro do sistema, pois nela há duas alternativas: gerar boleto bancário ou solicitar a isenção de taxa. Estudantes concluintes de escolas públicas não precisam se preocupar com isso, pois, ao informarem sua rede de ensino, automaticamente serão inscritas gratuitamente.

O diretor de avaliação da educação básica do Inep, Heliton Tavares, tranqüiliza os potenciais interessados e informa que não há nenhum problema no portal do Inep ou no do Ministério da Educação, que opera a 30% de sua capacidade máxima."Nossos servidores estão preparados para receber a demanda. Qualquer eventual dificuldade de acesso que os interessados tenham encontrado ou ainda estejam enfrentando se deve a problemas locais de conexão", esclarece. "Haverá tempo suficiente para que todos superem eventuais entraves locais na conexão e efetuem sua inscrição com sucesso", garante o diretor.

- Clique aqui para ver o número de inscritos/dia no Brasil, de 15/06 a 2/07
- Clique aqui para ver o número de inscritos/dia por UF, com gráficos, de 15/06 a 2/07
- Clique aqui para ver o número de inscritos/minuto/dia no país, de 15/06 a 2/07

Assessoria de Imprensa Inep/MEC