Saeb 13 de Janeiro de 2004

Inep capacita professores em Goiânia

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) inicia amanhã, 15, em Goiânia (GO), a etapa 2004 de capacitação de professores visando criar grupos de elaboradores de itens de provas para avaliação de competências e habilidades em Matemática e Língua Portuguesa. A oficina, que será desenvolvida no Umuarama Plaza Hotel, vai reunir 120 professores da rede estadual de Goiás que trabalham nas 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio.

Durante quatro dias, de 15 a 18 deste mês, os técnicos do Inep vão informar aos professores como funciona o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e capacitá-los na construção de questões para os testes de verificação do desempenho escolar, que vão compor o banco de dados do Instituto e também poderão ser utilizados pelos sistemas de avaliação dos Estados e municípios. “As provas devem levar o aluno a expressar habilidade e competência sobre o conteúdo escolar. Daí a importância da qualificação dos professores para a formulação das questões”, explica o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Carlos Henrique Araújo.

A capacitação tem carga horária de 32 horas presenciais, mas os professores treinados podem continuar enviando questões de provas para o Instituto e também colaborando na construção ou no aprimoramento dos sistemas de avaliação do seu Estado. O objetivo deste trabalho, que deu início em outubro de 2003, informa o diretor, é construir, até o final de 2005, uma rede nacional de avaliação da educação básica utilizando a experiência acumulada pelo Saeb.

Agenda – Depois das oficinas para os professores de Goiás, o Inep vai treinar, de 2 a 5 de fevereiro, professores municipais de Campo Grande (MS); de 16 a 19 de fevereiro, professores do Paraná; de 1º a 4 de março, professores estaduais do Mato Grosso do Sul; de 9 a 12 de março, professores da rede estadual do Ceará; e de 16 a 19 de março, professores estaduais do Pará.

O programa de oficinas começou em Brasília em outubro de 2003 com o treinamento de 30 colaboradores que estão ajudando o Inep neste trabalho. Em novembro, as oficinas foram em São Luís (MA), e em dezembro, em Vitória (ES). O último treinamento foi em Sobral, Ceará, para professores do ensino fundamental.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023/ /9563/ /8037