Censo Escolar 05 de Fevereiro de 2004

Inep faz capacitação dos coordenadores estaduais do Censo Escolar

A partir de segunda-feira, 9, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais  Anísio Teixeira (Inep/MEC) estará promovendo o  Encontro Nacional dos Coordenadores do Censo Escolar, em João Pessoa, Paraíba. O evento vai reunir até o dia 13 os responsáveis pelo Censo Escolar de todas as unidades da Federação, além de representantes das capitais de Estado e da educação indígena. Ao todo, participarão do encontro cerca de 120 pessoas.

A capacitação visa preparar os representantes dos Estados para a coleta de informações de 2004. Durante o encontro, a equipe técnica do Inep vai detalhar os procedimentos e tirar dúvidas sobre o preenchimento do formulário. A idéia é que os coordenadores façam, em seus Estados de origem, reuniões para repassar as instruções referentes ao levantamento, melhorando a qualidade dos dados. “É extremamente importante que as escolas se preocupem com a exatidão das informações prestadas, porque o Censo é a base para a distribuição de recursos públicos”, afirma Dirce Gomes, diretora de Estatísticas da Educação Básica do Inep.

A merenda e o transporte escolar, a distribuição de livros e uniformes, a implantação de bibliotecas, a instalação de energia elétrica nas escolas, o envio do Dinheiro Direto na Escola e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) são alguns dos programas do Ministério da Educação desenhados com base nos dados do Censo Escolar.

Censo coleta novas informações

Neste ano, novas questões foram incluídas no questionário do Censo para atender à necessidade de informações das secretarias do Ministério da Educação na implementação de políticas públicas. O Censo passará a coletar, por exemplo, dados sobre violência na escola e vai aprofundar o levantamento no que diz respeito à biblioteca e à alimentação dos estudantes.

No início de março, o Inep estará enviando os questionários a todas as escolas públicas e privadas do País. A coleta começa em 31 de março, Dia Nacional do Censo Escolar e data de referência para que as escolas informem sua situação. A partir dessa data e durante todo o mês de abril os estabelecimentos de ensino devem responder ao levantamento.

O Censo Escolar coleta informações sobre matrícula, docentes e infra-estrutura de todas as etapas e modalidades da educação básica. Mais de 200 mil escolas públicas e privadas do País, que atendem a cerca de 55 milhões de alunos, vão participar do Censo, que é realizado pelo Inep em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação.

Serviço:

Encontro Nacional dos Coordenadores do Censo Escolar
Local:
Auditório do Hotel Hardman Praia, João Pessoa, Paraíba
Data:
9 a 13 de fevereiro
Contato: (061) 2104-8037– Assessoria de Imprensa do Inep

Assessoria de Imprensa do Inep