Encceja 22 de Outubro de 2009

Mais de 950 municípios aplicarão o Encceja

Mais de 950 municípios aplicarão o Encceja

Em todo o Brasil, 965 redes municipais e 13 redes estaduais de Educação aplicarão, em 2009, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja. O período para inscrição ao exame foi prorrogado até o dia 30 de outubro. Até o momento, mais de 250 mil interessados se inscreveram ao Encceja.

O Encceja é uma oportunidade para aquelas pessoas que não concluíram o ensino fundamental regular mas têm conhecimentos equivalentes fazerem um exame e, provando seus conhecimentos, adquirirem o certificado de conclusão. A participação no Encceja é voluntária. A idade mínima exigida para o Encceja do ensino fundamental é de 15 anos completos até o dia da prova.

As provas contemplam as áreas básicas do conhecimento, sendo elas: Prova I - Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Artes, Educação Física e Redação; Prova II – Matemática; Prova III – História e Geografia, e Prova IV – Ciências Naturais. Serão 30 itens de múltipla escolha para cada uma das áreas, além de uma proposta de temas para a redação.

Os 12 estados participantes são Amazonas, Maranhão, Minas Gerais Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e mais o Distrito Federal. Os demais têm participação com os municípios.

*atualizada em 03/11/2009

Assessoria de Imprensa do Inep