Encceja 28 de Outubro de 2009

Inscrições ao Encceja seguem até amanhã, sexta-feira

Inscrições ao Encceja seguem até amanhã, sexta-feira

As pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental poderão fazer uma prova de certificação e, se comprovarem ter conhecimento adequado a esse nível de ensino, poderão ter seus certificados. Para isso, o interessado deve se inscrever ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, até a próxima sexta-feira, dia 30. Para se inscrever no exame, o participante deve ter, no mínimo, 15 anos de idade completos até o dia da prova.

As provas contemplarão áreas básicas do conhecimento, como Linguagens (Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física), Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas (História, Geografia). Serão 30 itens de múltipla escolha para cada uma dessas áreas. Há ainda uma redação.

Se a pessoa, por exemplo, foi reprovada na oitava série em Língua Portuguesa, ela pode agora fazer apenas a prova que envolve essa disciplina. Se alcançar a nota mínima exigida, terá seu certificado de conclusão do Ensino Fundamental e poderá retornar aos estudos, já se matriculando no Ensino Médio. Mesmo que a pessoa nunca tenha freqüentado a escola regular – ou tenha freqüentado, mas não tenha como provar – mas tem domínio dos conhecimentos exigidos para essa etapa de ensino, ela poderá fazer as provas. A certificação se dá por área. Por exemplo: se o participante obtiver boas notas em Ciências Humanas e Linguagens, ele terá documento provando que já eliminou essas componentes. Caso o mesmo participante não alcance nota suficiente em matemática, ele ficará devendo apenas essa área – e poderá fazer, no ano que vem, quando for aplicado outro Encceja, apenas a prova de matemática.

A inscrição é gratuita. Para se inscrever, o candidato tem até o dia 30 de outubro, 23h59min, para acessar o endereço http://www.encceja.inep.gov.br/inscricao. Ele deve ter em mãos o documento de identidade e o CPF e precisa preencher todos os campos solicitados. Após o registro, o comprovante de inscrição deverá ser impresso, pois nele contém o número de acompanhamento de inscrição e a senha de acesso ao site. O candidato deve informar o nome do município onde deseja fazer a prova.

Aqueles que já fizeram cadastro em anos anteriores e desejam ainda eliminar matérias poderão se inscrever novamente, sendo o número de inscrição único e definitivo ao longo dos anos, podendo ser usado em quantos exames o interessado quiser participar.

O candidato deve chegar com uma hora de antecedência, sendo que os portões abrirão 15 minutos antes. Não será permitida a entrada após o início da prova. No período matutino, a prova será aplicada das 8h30 às 12h30 (Ciências Naturais, História e Geografia) e no período vespertino das 14h30 às 19h30 (Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física, Redação e Matemática).

Assessoria de Imprensa do Inep