Saeb 02 de Novembro de 2009

Prova Brasil será aplicada em novembro

Estudantes de 4ª a 8ª série (5º a 9º) de escolas públicas com 20 ou mais alunos participam da Prova Brasil de 9 e 27 de novembro. O Inep define as escolas a partir dos dados coletados pelo Censo da Educação Básica de 2009, não sendo necessário realizar nenhum tipo de adesão. De forma amostral serão avaliados, também, estudantes da rede privada de ensino e alunos do 3º ano do ensino médio das redes pública e privada – esse estrato é chamado Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Para cada série avaliada na Prova Brasil, existem 21 modelos diferentes de prova e cada aluno responde a uma prova de língua portuguesa e a uma prova de matemática. Os estudantes de 4ª série (5º ano) responderão a 22 questões de cada matéria. Os estudantes de 8º série (9º ano) do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio responderão a 26 questões de cada disciplina.

Todas as provas são constituídas por questões de múltipla escolha. Para os estudantes da 4ª série (5º ano) e da 8ª série (9º ano) do ensino fundamental, são apresentadas quatro alternativas de resposta. Para a 3ª série do ensino médio, há cinco opções. Como alguns itens da Prova Brasil podem ser utilizados em edições posteriores para fins de análises e comparação do desempenho dos alunos no decorrer dos anos, as provas do exame não são divulgadas.

Não fazem parte do recorte da Prova Brasil e Saeb as matrículas em turmas multisseriadas, em escolas que oferecem exclusivamente o ensino especial, na educação de jovens e adultos e em escolas indígenas que não ensinam a língua portuguesa.

Os resultados da Prova Brasil devem sair no primeiro semestre de 2010. As escolas participantes receberão um boletim de desempenho individual e materiais com informações adicionais. Os boletins também serão disponibilizados no site do Inep para consulta de toda a sociedade, possibilitando o diagnóstico da qualidade dos sistemas educacionais do País. Além de tornar público o desempenho das escolas, os resultados da Prova Brasil 2009 serão usados para compor as médias do próximo Ideb.

Assessoria de Imprensa do Inep