Censo Escolar 09 de Março de 2004

Censo do Magistério está em fase final de tabulação

A tabulação dos dados do Censo dos Profissionais do Magistério está em sua fase final. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) recebeu o retorno de 1,7 milhão de questionários emitidos para a realização do levantamento, que ocorreu nos meses de novembro e dezembro do ano passado. Para coletar as informações, o Inep enviou formulários a 212 mil estabelecimentos de ensino públicos e privados. A expectativa é que a divulgação dos resultados ocorra em maio.

O último levantamento com informações sobre as atividades e o perfil docente foi realizado em 1997. O Censo do Magistério vai permitir traçar um retrato atual e amplo das condições de trabalho de professores, diretores, coordenadores pedagógicos, assistentes de direção e outros profissionais envolvidos com a área pedagógica das escolas.

O Censo vai mostrar, por exemplo, a quantidade de professores por disciplina da educação básica, possibilitando detectar a real demanda de docentes nas escolas. Com o levantamento, serão conhecidos, além do perfil dos profissionais do magistério, a prática pedagógica e os recursos disponíveis para a realização do trabalho docente. Também faz parte do questionário a situação contratual e os salários pagos a esses profissionais; formação acadêmica e experiência profissional; e as condições socioeconômicas.

Assessoria de Imprensa do Inep